terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ambulâncias de Ottawa proibidas em Gatineau

Salut tout le monde,
Ottawa Ambulance


Que o calcanhar de Aquiles do Québec é seu sistema de saúde, todo mundo já sabe, mas eles não cansam de se superar, vejam a última.

Ano passado, a cidade de Gatineau fez um acordo com a cidade de Ottawa, que permitia a entrada de ambulâncias de Ottawa para atendimento na cidade de Gatineau, devido a carência de atendimentos mais longos e algumas especificidades que Gatineau não oferece, mas principalmente para buscar pacientes que teriam por destino os hospitais de Ottawa. 

Uma ideia interessante, já que nada mais natural que se você vai para Ottawa, você use os procedimentos adotados por Ottawa desde a ambulância, e acreditem o atendimento muda, e as vezes muito de uma província para outra, parece até que usam cartilhas de atendimento e primeiros-socorros diferentes.

Bem, passados poucos dias a administração da cidade, através da pressão do sindicato dos prestadores de serviços de ambulância e da cooperativa dos para-médicos de Gatineau, limitou ao número de 50 atendimentos por ano, isso mesmo por ano, a entrada de ambulâncias de Ottawa em Gatineau. Esse número por si só é ridículo tendo em vista o número total de atendimentos anuais da cidade que gira em torno de 25.000 atendimentos e registra forte tendência a subir, devido ao crescimento da cidade.

A solução, ou problema dependendo de quem vê, começa a ficar séria, pois o serviço de ambulância é normalmente pago por fora do sistema público, (existem exceções como em caso de acidente automobilístico, onde quem paga a conta é o seguro obrigatório da carteira de motorista québécois, se não for de Québec vale a regra normal e quem irá pagar é você mesmo ou o seu seguro se for o caso.) 

Continuando, se você usar, a conta irá chegar no seu endereço em poucos dias, e normalmente nunca é menos do que 200$, pois na ambulância você paga para entrar, os quilômetros rodados, qualquer medicamento ou equipamento que usar, desde uma seringa a um algodão, tudo vai para sua fatura é um verdadeiro comércio, que os ambuliciers de Gatineau não querem dividir com os de Ottawa. (Agora você entendeu porque muitas vezes chegam 2, 3 ou mais ambulâncias na cena de um acidente, quem chegar primeiro ganha, e eles literalmente correm atrás de cotas, quanto mais melhor)

Os números são impressionantes, uma cidade como Gatineau com 250.000 habitantes tem uma média anual de 25.000 atendimentos de ambulância por ano, ou seja 10% da população passam todos os anos por dentro de uma ambulância, vamos dar um desconto supondo que muita gente usa a ambulância mais de uma vez, então 5% da população usa constantemente o serviço. Neste números, estão incluídos todos os atendimentos, mesmo aqueles que usam a ambulância sem maiores necessidades, apenas como um meio de acelerar o seu atendimento nos hospitais. (Para quem não sabe, muita gente chama a ambulância por coisas simples simplesmente para ir ao hospital, pois se você chega no hospital de ambulância, entende-se que trata-se de uma emergência e você tem prioridade, e passa na frente do coitado que chegou à pé, de carro ou táxi lá, e já está entrando na casa de dezena de hora esperando o seu atendimento, e vê toda a torcida do Corinthians passar na frente por ter prioridade sobre o coitado.)

Mas, voltando ao foco do post, o atendimento nas ambulâncias de Gatineau são muito criticados pela falta de preparo, (ou de vontade), dos atendentes, que não fazem todos os procedimentos e sempre estão com muita pressa em lhe pegar e despejar no hospital para correr atrás de outro cliente, ops paciente, o sistema está saturado, muito serviço para poucos atendentes (lembra dentro do hospital também), e o número de ambulâncias não irá ser aumentado tão cedo de acordo com o Diretor do Serviço de Saúde da cidade, que através de estudos seríssimos (pressão dos para-médicos), não enxerga necessidade de aumento para os próximos anos e muito menos de aumentar o número de acessos das ambulâncias de Ottawa em Gatineau, mesmo que este número não consiga chegar ao final do ano, e por isso as ambulâncias de Ottawa ficam proibidas de entrar em Gatineau até o próximo ano, quando os 50 acessos voltam a ser contados. 

C'est pas juste...

Veja também:


7 comentários:

  1. Nossa, que medo!
    Eu estou bastante tensa com o sistema de saúde, e parece que o cenário está tendendo a piorar!
    Tenso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente está piorando Viviane, mas os políticos dizem que não, que está até melhor. Piada, né.

      Excluir
  2. Nossa, eu não sabia que era assim!!

    tomara que essa situação melhore!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero que melhore, mas está é piorando. Infelizmente, já conheci gente que foi embora do Québec para outras provincias, tendo uma das razões à saúde.

      Excluir
  3. Já sabia da possibilidade das pessoas de Gatineau serem atendidas em Ottawa,mas essa das ambulâncias serem ''barradas'' era o que faltava para coroar o assunto ''saúde''na província.
    Tudo isso é uma grande vergonha.
    Lamentável realmente.
    Parabéns por tocar na ferida de forma tão direta.
    Isso é bom pra quem anda sonhando com a província dos sonhos!

    Um abraço,

    Patinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patinha,

      Realmente está foi mais uma das pérolas que o sistema de saúde do Québec gerou.

      Obrigado, pela visita!

      Excluir
  4. Realmente, a saúde no Québec é o que mais me preocupa. Não só a mim, claro. Acho que todos os futuros imigrantes tremem nas bases quando pensam nisso!

    Depois dessa novidade que você contou, eu fiquei pensando: será que essa história de barrar as ambulâncias de Otawa não é uma forma de forçar o governo de Gatineau a colocar mais ambulâncias e equipes nas ruas? Enfim, é apenas um questionamento, fiquei pensando que pode ter isso por trás tambem... Ou será que tou achando isso só porque ainda estou por aqui e sou muito ingênua em relação ao sistema de saúde daí? Hehehee...

    Beijos,
    Lidia.

    PS: Ah, agora que tou reparando... Você escreveu outro dia um post falando sobre a falta de comentários aqui no blog, mas uma das coisas que desistimula o pessoal a comentar é esse controle de comentários. No caso do seu blog a única opção para deixar coments é ter uma conta no Google. Talvez seria uma boa liberar os comentários para quem não tem uma conta Google...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...