quarta-feira, 13 de junho de 2012

O banho ou a falta dele no Canadá


Foi só o calor começar a aumentar e as pessoas começaram a reclamar dos odores corporais dos outros no CÉGEP, hoje estávamos reunidos em um auditório, três turmas da francisação, uma grande salada de frutas de nacionalidades e costumes diferentes e, nossa professora ficou muito desconfortável com o assunto e não queria esticar o debate que começou com algumas alunas tailandesas, que diziam que pessoas de outros países e canadenses não tomam muito banho e fedem. Logo, todo mundo começou a falar do assunto, lógico defendendo seu povo, dando explicações e acusando o próximo. <há o ser humano!> A professora foi forçada permitiu o debate e no final chegamos a alguns denominadores comuns e muitas risadas, apesar do descontentamento da professora.
Uma ducha gelada

Vou tentar resumir o que se passou e deixar aqui algumas impressões, o inverno rigoroso tem por característica anestesiar a capacidade olfativa do ser humano, até mesmo os cães durante o inverno perdem parte de seu olfato, somado a isso a grande quantidade de roupa, e o fato da maioria das pessoas não suar muito, está feito o engana nariz perfeito para quem não é muito amigo do chuveiro. O problema ou realidade aparece quando o calor chega, as bactérias que causam maus odores na maioria das vezes precisam de calor para se ativar em todo seu poder, o cecê de quem não toma banho no inverno é diferente, cheiro de pano de bunda como dizia minha tia, mais fica muito pior se a pessoa manter o hábito de fugir dos banhos no verão, todos dois fedem pacas, mas são diferentes.

Resumindo, as tailandesas estavam reclamando principalmente de um russo, insurpotável mesmo a distância, e dos indianos e africanos, como ninguém queria <e nem pode>, citar nomes as pessoas falavam de nacionalidades com aquela volta bem estilo americano / canadense, que pede licença para te chingar (Je ne voudrais pas offenser, mais... / No offence but...) , e desciam a lenha nos outros, comédia total, pois literalmente eram os sujos falando dos maus lavados.

Minha opinião e o apanhado do debate, os africanos acusaram os outros povos de não terem consciência ecológica, e gastar água como se essa nunca fosse acabar, eles que sabem o valor dela, mesmo aqui que o consumo é livre, não desperdiçam. (Há ta consciência ecológica, sei! Meu Deus, não são todos mais no geral eles parecem realmente não gostar muito de banho, é um cecê de cama sem trocar de lençol a muitos dias, ou seja de pano de bunda).

Os indianos alegam que a Índia é um país de mais de um bilhão de pessoas e falta água potável, então não se pode desperdiçar, a desculpa ecologia mais uma vez se mostra presente. (fato é que uma pesquisa realizada, apontou o indiano como o povo que menos toma banho no mundo, somente 3 por semana, e quando você fala três banhos não quer dizer um belo banho, qualquer panhinho molhado já é computado como banho)

Os europeus de um modo geral também marcaram presença no debate e nos odores, com exceção honrosa aos romenos, ingleses e suíços, o restante aparenta um aspecto mulambento, sujo, cabelos oleosos e um cecê de falta de banho horrível, destaque não honroso para o russo, um alemão, uma ucraniana, uma francesa e uma italiana. (Sinceramente, este grupo não tem nenhum jeito de quem é amigo do chuveiro, dizem que o inverno europeu e a falta de água potável adaptou a eles tomarem apenas um rápido banho por dia. Há tá explicado, um banho por dia no frio europeu. Então no frio canadense que é mais forte... Entendeu, né!)

Nos asiáticos, chineses, coreanos, japoneses, tailandeses e todos de olhinhos puxados, no geral não se percebesse muito mau odores, um ou outro fede um dia aqui outro acolá, mais logo no outro dia chega limpo, e isso você vai achar em qualquer povo.

Dos árabes o povo estava dizendo que alguns, principalmente os homens, tem cecê de falta de banho, como só teve mulher árabe no nosso debate e sala, em outras salas tem homens, elas defenderam calorosamente seus representantes masculinos, dizendo até que o corão, livro sagrado dos mulçumanos <grande parte dos árabes, mas não todos> incentiva o banho diário, e que para orar você deve estar higienizado. (Não posso falar dos homens, mas as mulheres árabes no geral sempre estão super limpas e produzidas, algumas abusam no perfume, mas nunca vi nenhuma com qualquer mau odor.)

Os latinos de modo geral são como os asiáticos, não percebesse muito mau odores, um ou outro fede um dia aqui outro acolá, mais logo no outro dia chega limpo, destaque para os brasileiros e colombianos que mesmo com -30 do lado de fora tomam no mínimo dois banhos por dia. (Aquela mesma pesquisa que apontou o indiano como o povo que menos toma banho por semana do mundo, apontou o brasileiro como o que mais toma banho, uma média de 3 banhos por dia.)

E para encerrar os canadenses, muitas das alunas da francisação são ou foram casadas com canadenses, lógico que elas não gostam de falar mau dos maridos, mas cutucando a gente ouve a verdade, a maioria dos canadenses diz que toma banho todo dia e que são muito higiênicos. Mas isso não é uma verdade absoluta, e por vezes o espaço entre um banho e outro pode ser de alguns dias, como atesta principalmente as divorciadas que não tem medo de falar a realidade que viveram, falando que muitas vezes obrigavam seus maridos a tomarem banho antes de terem relações conjugais, pois se assim não o fizessem não conseguiriam sustentar o ato pelo mau odor de alguns.
   
A professora falou da consciência ecológica também, e que o excesso de banho é prejudicial a pele, a mesma coisa que minha vizinha canadense vive dizendo para mim, aqui no Canadá eles tem uma história que excesso de banho adoece, quando eu falo excesso é mais de um por dia, para eles o correto é apenas um banho por dia para adulto e três a quatro por semana para crianças, sendo o mais defendido aquele quando você chega da rua e não vai mais sair de preferência, para evitar sair molhado. Minha vizinha acha um absurdo eu tomar no mínimo dois banhos por dia, diz que isso vai me adoecer e acabar com a proteção natural do corpo. (Na realidade o que retira a proteção da pele é a água muito quente e o excesso de força no uso de bucha ou esponja, não é a quantidade e sim a forma como você faz)



Veja também:



20 comentários:

  1. Haha, ri muito com a sua postagem...
    Fiz um curso em Toronto, e sempre que surge o assunto de "odores" em qualquer conversa me lembro do tempo que passei lá... rs
    Costumo dizer que não conhecia o verdadeiro cecê até conhecer indianos... sem preconceito, mas era praticamente impossível ficar no mesmo ambiente... e era fato, bastava vir um cheiro de cebola cozida debaixo do suvaco, que tinha um indiano perto... =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lois

      Coitado dos indianos, eles são a desculpa que todo cascão pediu aos céus, pois as vezes tem outros fedendo, mas como eles são dedo queimado a culpa sempre cai neles. =)

      Excluir
    2. Olha só queria ser uma mosca pra ver esse debate! Pelo Amor de Deus! Não sei de que cidade você é, mas sou Pernambucana e moro em Curitiba e a gora no inverno vejo algumas pessoas que tomam banho um dia sim e outro não...! Crianças com dois dias sem tomar banho! Afeee, gasta a pele foi ótimo! rss

      Excluir
    3. Ucrâmbuco,

      Foi realmente uma comédia o debate, mas se você fosse uma mosca , com certeza você ficaria em cima do russo. =)

      Excluir
  2. Nossa, ri muito com o post! Eu também tive muito problema com uma russa da minha sala... um dia cheguei a passar mal com o cheiro (pedi pra professora abrir tudo com a desculpa que a minha pressão caiu por causa do abafamento da sala!).Mas não dá muito pra apontar o dedo pra uma cultura ou outra, embora exista uma tendência, acho que é bem pessoal mesmo.
    Segundo um amigo brasileiro (que namora uma russa), existe o costume de preservar as roupas usadas dentro de casa, e eles não admitem (haha) que uma pessoa fique dentro de casa com a roupa da rua! O problema é que eles devem acabar repetindo a roupa "da rua" a semana inteira, e aí já viu, né?! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade este aspecto de não trocarem a roupa, eu mesmo não percebi nada em relação a isso antes do debate, mas eles mesmo falaram que não trocam de roupa com menos de uma semana, chegando a usar mais do que uma semana, loucura!

      Excluir
  3. Bah, as desculpas são ótimas, mas não tem como colar, né? Eu acho essa história de falta de banho/troca de roupas muito pessoal. Trabalhei, aqui no Brasil, com um cara que fedia demais, inverno e verão...
    Quanto à roupa, aqui no Sul ainda tem um agravante: quando dá essas épocas de umidade dentro de casa, tem gente que deixa a roupa no varal uma semana pra secar, aí não seca direito e ainda fica com aquele cheiro de "cachorro molhado" que não tem como aguentar...
    Mas pior que tudo isso ainda é quem trabalha do teu lado depois de um banho de perfume tosco!!! Blergh hehehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris/Fernando, sou de SC e no inverno, mesmo na capital, quando dá 'lestada' de chuva é dose o cheiro da roupa molhada. Para evitar isso existe uma dica: o cheiro é causado por fungos, por conta da umidade, então use na lavação, enxágue, produtos bactericidas. Um que eu usava muito era o Lysoform primo, é aquele de limpeza ou banho 'higiênico', bastava um tampa na última água. O que funcionava? O formol. Infelizmente os retardados da Anvisa mandaram retirar o formol, tudo por conta das malucas que usam formol em cabelos. Os novos produtos da Lysoform( embalagem cor de laranja) não têm formol, têm outros bactericidas.
      Havia um amaciante que vinha com antimofo, mas não fizeram mais. O recurso é comprar formol e usar 5ml para cada 5l de água ou no amaciante, caso use. Eu não uso porque é gordura e ajuda e entupir canos( como óleo de cozinha), além de tornar toalhas de banho, por exemplo, menos absorventes; isto é até recomendação do fabricante de felpudos: não usar amaciantes que tira a absorção e não passar à ferro para não amassar as felpas(argolinhas de linha do tecido) tornando-as duras, ásperas. Foi um antigo técnico têxtil da Teka que ensinou.

      Também pode usar vinagre branco no enxágue, corta o sabão, amacia o tecido e é bactericida tb. Um santo produto de limpeza com as bênçãos de São Eco! Nas o Lysoform, mesmo o sem formol, é o que dá melhor resultado contra o cheiro de cachorro e tem cheirinho bom, contra o antigo que tinha o cheiro forte do formol. Pode ainda dar uma vitaminada nele comprando o formol e colocando como indiquei. Outro produto que funciona bem, mas é mais caro, é o CB-30 TA, da Ourofino, ou outro que tenha a mesma fórmula [quartenário de amônia]. Usa-se até para higienização de pet shop, canil, etc. Rende muito e não é todo lugar que tem, eu compro me loja de material agro/rural, só uma em Floripa vende. No mais, só usando aquecedores e desumidificadores.

      Excluir
  4. KKKKKKKKK, excelente post, só quem passou ou passa por isso sabe, como o caso da que quase vomitou....

    ResponderExcluir
  5. A pediatra aqui nos Estados Unidos brigou com agente "vocês tem que dar menos banho no menino"
    Da uma olhada no detalhe do poste no meu blog:

    http://brasileironoexterior.wordpress.com/2012/04/19/escolha-de-pediatra-aqui-in-usa/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chistiane,

      As vezes é difícil de acreditar que eles realmente pensem assim, bizarro!

      Excluir
  6. A professora não entrou muito no debate porque ela tá mais do lado ecológico no debate banhístico, tem que economizar água e talz, rsrsrsrs... Debate polêmico!!!! E tem também que teve seca neste ano no Outaouais né, então tem que economizar mesmo kkkkk... Que negócio é esse, Banho neles!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô contigo e abro distância de alguns, que usam motivos ecológicos para fins não pacíficos. =)

      Excluir
  7. vcs,estao reclamando de cece,mas e porque nimguem teve coragem de falar dos odores,feticos das partes intimas,vaginas e penis lavados ja nao cheira bem imaginem sem lavar ,,,tenho uma vivinha assim mas como ela e idosa,nao se menciona o odor ,de coco de gato que ela rescende,,,mas que fazer????,hah,,, e brasileira!!!!

    ResponderExcluir
  8. gostei muito do seu site, estou fazendo pesquisa sobre o Canadá, e pretendo em um futuro próximo tentar a sorte ai, adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  9. poxa!! essa pesquisa tá errada mesmo," uma pesquisa realizada, apontou o indiano como o povo que menos toma banho no mundo, somente 3 por semana"

    nao fizero pesquina na Bolivia entao !! que deve ser 1/2 banho por semana..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me lembro de bolivianos com cc, mas também, foram muito poucos os que vi, e sem maiores proximidades...

      Excluir
  10. Eu estou a cá nas Minas Gerais com 3 indianos no mesmo andar, e está complicado de suportar e está fresco por aqui estes dias...

    ResponderExcluir
  11. Um banho morno ou frio bem tomado por dia depois do expediente é mais do que suficiente ou até 2 banhos práticos no verão. Especialmente no inverno do Canadá. Desde que use creme desodorante corporal, desodorante para as axilas e pó anti-séptico para os pés. 3 Banhos é puro exagero e desrespeito com a água potável.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...