domingo, 6 de outubro de 2013

Quebrar senha de PDF

Quebrar proteção de PDF grande
Hi there,

Gente as vezes entendo os québécois muito bem, quando falamos de defender sua língua francesa. Esses dias, me vi em uma situação complicada. Vamos a história...

Se você, não quer ler minha história e, está interessado somente em quebrar a senha de um PDF, grande principalmente, vá direto para o fim do poste, pois vou contar como tudo aconteceu...

Uma conhecida, descobriu uma lojinha de eletro chinês em Ottawa, que vende principalmente coisas de cozinha, e lá fomos nós matar a curiosidade, as coisas são bem lindinhas, e de tamanho menores que o padrão canadense, ótimo para solteiros e estudantes.

Eu adorei uma máquina de fazer arroz, já tinha algum tempo que queria comprar uma, principalmente depois de descobrir que qualquer minuto que eu economize nas tarefas domésticas, poderá, e vai!, ser usado em outra coisa mais satisfatória para mim, do que dar uma de "do lar". Até gosto de cozinhar, mas de uma forma mais por hobby e, não aquela coisa obrigatória de todo dia, toda hora. E viva, o freezer, que congela meus quitutes quando estou inspirada, para deleito posterior. kkkkkkkkkkkkkkkkk

Ok, assisti a apresentação, no stand da loja, o rapaz que demonstrava falava que fazia, arroz normal, integral, multi-grãos e etc... E, era isso que me interessava, pois a maioria destas panelas elétricas, só faz arroz branco, até tentam e prometem fazer outros tipos, mas geralmente pecam. E aquela lá, não! Pelo menos na minha frente, estava um arroz integral feito por ela, perfeitinho. Que alegria! Vou levar.

Ok, chego em casa, mostro pro marido a nova aquisição da nossa cozinha e, ele como de costume pede para ler o manual, coisa que eu mesmo raramente (ou quase nunca) faço. Procura o manual, e para nossa surpresa, o dito cujo, é unilíngue, e adivinha em que língua? Ganha um biscoito da sorte quem acertar, isso mesmo chinês...

Se fosse no Québec, o produto nem seria vendido, e por vezes já tive que encomendar coisas por Ontário, (você encomenda, e vai buscar na loja em Ottawa) pois não podia comprar direto em Québec, pois o manual era disponível somente em inglês, e em Québec é lei o manual ser oferecido em francês ou francês e inglês, senão o produto não pode ser comercializado. Já em Ontário pode ser o que for, até chinês. kkkkkkk

Ok, marido olhou e perguntou quando eu comecei o curso de chinês (modo: sarcástico ON), kkkkk. Perguntou se eu sabia usar a máquina, e me pediu para eu lhe ensinar, mas a memória biônica aqui, já tinha esquecido quase tudo, e pior, os botões da máquina também eram em chinês, (detalhes, detalhes...nem reparei)

O que fazer? Devolver a máquina, e pegar nosso rico dinheirinho de volta né? Sugestão do marido. Claro, que não concordei, deve ter um manual em inglês no site do produto, vamos procurar. Achamos o manual, mas mesmo na internet, somente em chinês. Outra coisa, o google translate, era incapaz de traduzir, pois o manual não estava diretamente exposto, e sim somente através do PDF protegido. 

E para complementar, o PDF estava protegido numa versão bem nova do Adobe, o que tornava a maioria dos programas de retirar a proteção incapazes de fazer o serviço. E agora? Veio a ideia de tentar os sites de tirar proteção, disponíveis na internet. Tenta daqui, tenta dali, a maioria não conseguia, e alguns mesmo pediam dinheiro, pois o tamanho do arquivo era maior que o mínimo para ser free. (segundo problema, tamanho do arquivo)

Depois de muito procurar, achamos um site capaz de quebrar a proteção, http://freemypdf.com/, e que aceitava o nosso arquivo de aproximadamente 27mb, sem nos cobrar nada por isso, o site aceita doações, e avisa para não usar o material desprotegido para uso ilegal. 

Ok, conseguimos desproteger o PDF, agora podiamos copiar o texto e usar o Google translate http://translate.google.com, para tentar entender a máquina, e começamos a traduzir... E, seria perfeito se não houvesse um "Se", sempre têm um "se". Já sabíamos, que a tradução do google translate ainda está longe de ser profissional ou equivalente à uma humana, e isso quando usamos o mesmo alfabeto. 

E pelo visto, quando o alfabeto é diferente o negócio é pior, a tradução chinês - português feita pelo translate, ficou bizarra, com frases totalmente sem nexo, do tipo, "a asa preta da bacia hidrográfica..." "o arroz com acabamento umidade...", etc... E o mesmo se repetia quando pedíamos a tradução para o inglês ou francês. Tentamos, fazer a segunda tradução das metáforas e parábolas, que os kanjis chineses podem representar, mas sem maiores sucessos.

Final da história, voltamos na loja, falamos com o vendedor sobre um possível manual em inglês, (não existe!), terminamos por fazer pequenas etiquetas para traduzir as teclas, e colamos nos respectivos locais e, fizemos um pequeno filme das explicações para fazer os tipos de arroz, para aprendermos e podermos revisar em dúvida, nada de outro mundo, só do outro lado dele.       

  
Resumo do que fazer para quebrar senha do PDF de arquivo grandes:

- Abra o site: http://freemypdf.com/ (que aceita arquivos grandes, até 200 mb)

- Escolha no seu computador o arquivo que você quer direcionar para o site desproteger

- Após isso, clique em "DO IT"

- Aguarde, o arquivo já desprotegido vai ser ofertado para ser salvo em seu computador 



Veja também:

9 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...