quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Épluchette de Blé D'Inde

Le maïs peux aussi s'appelé blé d'inde au Canadá, cette nom lá été donné pour Christophe Colomb quand il est arrivé dans les Amériques et pensé arrivé a L'Inde, aujourd'hui cette manière de s'exprimer est encore utilisé au Québec. C'est une plante tropicale originaire de la Amérique, surtout de la region centrale et sud, mais aussi avec variétés courantes dans la amérique du Nord. 
Le Canadá produit plus que cinquantaine variétés de maïs, mais la plus populaire est toujours le maïs sucré, qui les québécois dit c'est plus goûteux et plus savoreux..  
Pour faire la cuisson du blé d'inde les québécois aiment fête, cette moment lá s'appele L'épluchette de blé d'inde qui a lieu en plein air normalemment entre août et septembre, pour éplucher le maïs frais avant de les consommer bouillis ou comme babercue.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quem já ouviu falar de Épluchette de Blé D'Inde aqui? Bom quem já está mais avançado no francês sabe ao menos que éplucher significa limpar, descascar e é muito utilizado na cozinha, pois "vous devez éplucher une pomme de terre ou une patate ( + québécois) avant de faire cuire...", já o blé d'inde esse é mais difícil, mais é uma das formas que os québécois (e os francos canadenses de um modo geral também) chamam o milho. Estranho? Também achei, pois blé é trigo, então o milho é o trigo da India? C'est bizarre....  

Bom, de qualquer forma o Épluchette de Blé D'Inde é uma tradição québécois, e é a famosa festa do milho local, e normalmente pode ocorrer entre a última semana de agosto até a primeira semana de outubro, sendo a maioria das comemorações no mês de setembro. Historicamente era um dia de descascar e preparar o milho para estocagem antes do inverno chegar, e que para se tornar mais agradável e menos tedioso foi tomando forma de dia de lazer, com brincadeiras, muita comida e festa.

Hoje, literalmente o povo se reúne para se despedir do verão em festa comendo milho fresco ao ar livre, dizem os québécois que o milho tem que ser fresco, com no máximo três dias de colhido, e a palha só pode ser retirada minutos antes de cozinhar ou assar o milho pois se não for assim perdesse o sabor verdadeiro deste.

Atualmente, as escolas fazem está comemoração com as crianças, mas além destas, muitas empresas e organizações não governamentais também organizam sua Épluchette de Blé D'Inde para se despedir do verão, arrecadar fundos ou simplesmente ter uma desculpa para comer as guloseimas de milho. Lendo o jornal local, vi vários anúncios convidando a comunidade para participar de Épluchettes pela cidade a maioria para arrecadar fundos para alguma organização. Na empresa onde estou trabalhando tivemos uma Épluchette, para mim foi uma surpresa, mas todos os funcionários foram convidados a dar uma forcinha para descascar e limpar os milhos.

Existem dezenas de pratos preparados com milhos para a festa e, lembra até um pouco a época de São João no Brasil, tem algo que lembra o curau de milho (aprovado, mais muito doce.), tem mingau de milho (muito estranho ralo demais.), cake de milho (bolo e bolinhos de milho, normal) e biscoito de milho (super normal), claro que na minha opinião o São João brasileiro e seus pratos com milhos são melhores, até porque aqui o forte do milho não é nos doces, e sim nos pratos salgados, que infelizmente =( não foi a maioria na nossa festa. 

Depois de limpos, os milhos foram cozidos, muito rapidamente, coisa de 10 minutos na água já fervente. Detalhe deve ter pedaços de palha dentro da água para dar mais sabor, pois dizem que sem a palha e se for cozido mais que isso o milho fica ruim, (na minha opinião podia cozinhar mais um pouco, pois comi um que estava meio cru, para meu paladar, quanto a palha sem problema, pois já tinha visto isso no Brasil também.), há também a opção assada, onde você deve enrolar o milho em sua própria palha e assar nas churrasqueiras típicas daqui as famosas babercues.

Cada funcionário teve direito a um prato de milho com um assado e outro cozido, ou dois do mesmo tipo, foi distribuído cachorro-quente, (chien chaud em bom québécois) e refrigerante também, mais uma mesa com pães, pasta de amendoim, geléia, manteiga e outras coisas essas a vontade, mas que acabou bem rápido. O nosso dia foi normal até o meio-dia, e dai para frente foi destinado a festa e as atividades ao ar livre, todos os funcionários foram convocados a se inscrever em alguma atividade esportiva, teve: queimado, vôley, passeio turístico pela cidade, passeio ecológico ao parque mais próximo e outras atividades, além de música e dança.

Muita comédia, pois onde trabalho a idade média (acredito eu) está beirando os 60 anos, mas de um modo geral o povo é bem durinho, são ranzinzas e reclamãos, mas inteiros. Agora imagine esse povo, pulando correndo e se divertindo como criança, claro depois do chefe dar uma bronca para o povo se mexer, pois no começo ninguém se animou para isso.

O prato base da festa

Veja também:





Um comentário:

  1. Olá!

    Bom saber que eles fazem bastante coisa com milho por aí tbm... eu adoro! Um dos meus locais preferidos aqui de SP é o rancho da Pamonha!

    Eu até tentei cozinhar milho em Montreal, mas achei o gosto diferente... mais doce, meio aguado. Espero que tenha sido um caso isolado! hehe

    Bjs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...