segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia das crianças no Canadá

Dia das crianças canadense?
Essa semana que passou foi do dia das crianças no Brasil e, na cabeça dos brasileirinhos e brasileirinhas que imigraram para cá também, mesmo que ninguém comemore está data aqui. (mesmo na minha cabeça dia das crianças sempre será dia 12 de out.) 

Claro que as crianças estranharam a falta do "dia das crianças", mas está falta termina sendo substituído pelo halloween. (Ok, sei que está longe de ser a mesma coisa, mas na cabecinha das crianças está diferença quase nem existe, além dos doces, dos brinquedinhos de época, se você ainda permitir o uso das fantasias, então! Mais do que substituído.)

Pois bem, esse final de semana fomos as compras das fantasias do halloween, e teremos um vampirinho e uma princesinha pedindo doces ou distribuindo travessuras logo, logo por aí. =)

A cidade já está parcialmente decorada para o halloween, as lojas estão decoradas e vendendo de tudo para a data, existem lojas sazonais que abrem somente para está data. Mas, como quase tudo nesta vida, têm os que adoram a data e os que odeiam com todas as forças, (a formação religiosa influência muito isso), vou voltar a falar mais de halloween quando estiver mais próximo, pelo menos sempre tenho a intenção. (Não ando tendo, é tempo mesmo.)

Casa já decorada para o halloween 2012
Entretanto, voltando ao tema do post, fiquei curiosa sobre os dias das crianças no Canadá e sai perguntando para as colegas e conhecidas, e quase ninguém sabia, ouvi várias datas e estava uma salada só. Por fim, descobri que o "dia das crianças canadenses" oficial é no dia 20 de novembro de cada ano, e que a data é usada como um dia para simbolizar a assinatura pelo Canadá de documentos mundiais contra a exploração do trabalho infantil e da obrigação de educar as crianças menores em um ensino regular e de qualidade. 

Resumindo o dia das crianças canadenses, não é uma data comercial de venda de brinquedos ou serviços, como acontece no Brasil e em vários outros países, e por isso as colegas canadenses davam várias datas diferentes, a data não é comercial e nem muito divulgada na mídia.

Depois vim entender que a multiplicação das datas é porque cada igreja tem uma data para comemorar o dia das crianças diferente e, a pessoa términa que por fixar aquele como o certo, mas quem não é da mesma igreja, já comemora em outra data. Nisso o Canadá é muito parecido com os EUA, que faz esse mesmo balaio de gato com o dia das crianças por lá, que pode ser comemorado em 11 de outubro, em novembro, em junho (o mais comum), em agosto ou em abril.

Nós? Acho que vamos ficar mesmo sempre com o 12 de outubro, e de quebra comemoramos também a data local. =)

Um comentário:

  1. Também acho que devemos comemorar o nosso dia das crianças (no dia 12 de outubro) e o halloween no fim do mês. É sempre bom comemorar com os pequenos!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...