muffins com o tema de halloween |
Já em outras cidades os adultos brincam muito também, com festas no tema à fantasia, para todos os gostos, paradas como a zombie party, que o povo sai disfarçado de zombie, etc... Em Ottawa está última já é tradição.
Bom mas, voltando ao mote, a festa de halloween é algo que me lembra um pouco à pascoa no Brasil, pois sai revistas sobre decorações, fantasias e comidas para à época, muito doces, chocolates, etc... Nada a ver com a questão religiosa, e sim com o consumismo, são montanhas de caixas de chocolates sendo vendidas, todos em tamanhos miniaturas para facilitar a distribuição.
Uma outra tradição da época é a confecção da pumpkin Jack-o-lantern, ou seja a aboborá lanterna. São revistas, livros, programas na tv, campeonatos, etc... sobre o tema. Claro que não podiamos deixar de lado e já que estamos aqui, fomos assistir um especialista dando aula sobre isso em um dos shopping locais, bem legal, o instrutor, ensina como escolher a melhor aboborá, não pode ser muito nova, nem muito velha. Não são todos os tipos que servem para isso também.
Depois, ele ensina os procedimentos de corte, pode-se cortar por cima ou por trás, dependendo do tamanho da pumpkin ou do que você quer fazer, o pessoal faz desenhos de tudo, a moda agora é os angry birds desenhados nas pumpkins, muito legal.
Após ele ensinar como esculpir, ele dá algumas dicas de conservação, a primeira é limpar ao máximo a abobora por dentro, ele usa para isso a mão e depois um fazedor de bola de sorvete ou um cortador de julienne de batatas se a pumpkin for pequena. Depois é passar silicone para proteção, e sempre que possível colocar ela na geladeira para evitar o calor demasiado, outra opção é deixar eles dentro da banheira. (até parece, tem hora que fora tá mais frio que muita geladeira. =)
halloween ghost muffin |
O instrutor, por fim pegou encomendas para quem quisesse uma abobora mais elaborada, e ficou lá vendendo seus produtos até o horário da próxima apresentação. Conversamos um pouco com ele, e ele disse que não dá para ficar rico com isso, mas que é um prazer para ele ajudar a manter a tradição viva, fora da época de haloween ele trabalha com esculturas de gelo e frutas para banquetes e eventos. Um artista.
Bom, não deixei a inspiração fugir e comprei 3 aboboras das pequeninhas para deixar fluir a veia artistica, a primeira foi perda total, a segunda até ficou legalzinha para a marinheira de primeira viagem. a terceira é para o marido, que até hoje nunca tocou na coitadinha.
minha obra de arte abobral |
ela depois de alguns dias sem fazer nada que o instrutor mandou para conservar |
Ah gente que legal essa tradição, não vejo a hora de sair trick ou treating com minha filhinha por ai, espero que essa longa espera do consulado termine em breve.
ResponderExcluirAbraços
Prepare a fantasia, pois os país saem também fantasiados para acompanhar as crianças menores. =)
ResponderExcluir