sexta-feira, 21 de setembro de 2012

L'automne 2012 a commencé

Aujourd'hui, c'est le première jour de l'automne 2012 au Québec. Considéré comme la plus belle saison pour les amants de la photografie. Bonne photos a tous!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Salut tout le monde...

Gente estou em débito comigo mesma em relação ao nosso blog, é tanta coisa acontecendo e sempre vem aquela vontade de escrever, mas cade tempo? Sumiu!

Algumas arvores mudam de cor aos poucos.
Mas vou fazer um pequeno resumo de algumas coisas. Hoje começou o outono oficialmente em questão de caléndário. (Pois na realidade, dizem que o outono começou mesmo dia 01 de setembro), bom não sei, e nem sou especialista nisso, mais uma coisa eu sei está mais chuvoso. E eu estou super feliz com está estação, ainda não sei bem explicar porque, mas adoro o outono.

Mas, ao contrário do verão que foi super seco, este outono está bem úmido, o clima está agradável principalmente de dia, mas as noites estão frias, já chegou a sensação térmica de zero grau, e isso é ruim para as plantinhas dos jardins e hortas.

E porque eu estou falando isso? Sera que eu plantei uma hortinha e não avisei ninguém? Não! Eu não plantei uma hortinha, mas está aí uma coisa que devo anotar naquela listinha de 100 coisas a fazer para ser feliz, ou fazer antes de morrer. (vai da visão de mundo de cada um...).

Arvore começando a se pintar de vermelho.
Bem, voltando ao tópico estou triste porque está semana passei bem um bocado, pois as colegas de trabalho, todas québécoises ou canadenses tem como hábito se presentearem com as colheitas dos seus jardins, então todo dia tem tomates, alfaces, beterrabas, e outras coisinhas que viram presentes entre elas, e para eu também. 

É uma coisa interessante, pois cada uma trás algo, as vezes elas combinam e montam um saladão na hora do almoço, outras vezes não é combinado e todo mundo trás tomates, e haja comer tomate. Normalmente quando é assim eu trago para casa, pois para elas o maior prazer é ver os outros comerem da sua hortinha, mas se não comerem tudo, as colegas devem carregar pois se voltar para casa é uma tristeza só. 

Então, como alma caridosa faço o GRANDE esforço de carregar o excedente. =) (Na realidade como sou uma das únicas que não tem horta própria, terminou que elas me escolheram como a perfeita consumidora, pois as outras se levarem para casa vão acumular com a sua própria produção, sendo assim devo ajudar! Imaginem comida orgânica, sem pesticidas nenhum, de graça e geralmente muitos saborosos. Bom demais!) 

Mas, sempre têm um MAS na história. Pelo frio que anda fazendo a noite, as plantinhas não irão aguentar mais e vão morrer queimadas pelo frio. As colegas estavam falando que este fim de semana vão tirar as melhores da terra colocar em vasos e meter em casa ou nas áreas cobertas por vidro que algumas casas possuem aqui, algo como um puxadinho meio estufa, meio sala de estar. 

Pelo que pude conversar com os québécois que moram aqui a muitos anos e os gatinois, antigamente plantação de horta local praticamente acabava em agosto, pois o frio chegava e tudo morria. Mas nos últimos anos as mudanças climáticas foram aparecendo, e o tempo mudando, então hoje o povo aqui está acostumado a colher as últimas safrinhas de tomate e hortaliças em outubro. Porém, este ano acho que não chega lá não. E eu estou triste por isso.

À la prochaine....
  

Veja também:




Um comentário:

  1. Olá!

    Nossa, eu morro de vontade de ter uma hortinha! Acho muito fofo e útil! Como você disse, é comida sem agrotóxico e cultivada com muito carinho, sem fazer nenhum mal para o planeta...

    Ai, ai... Quem sabe um dia?
    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...