A cidade de Gatineau é considerada uma cidade modelo em termo de ecologia e transporte ciclável no Québec, somente o fato do Parque de Gatineau ser dentro da zona urbana e contar com alguns quilômetros de ciclovias já traria este título. Mas não para por ai, a cidade conta com mais de 200 parques, <Ok, muitos lembram mais uma praça bem arborizada que um parque, mas tá valendo.>, dentre estes 45 são considerados parques de grande porte e preparados com grandes áreas de lazer, e para nossa alegria a prefeitura terminou de anunciar que irá investir mais 17 milhões de dólares somente em 2012, na melhoria, ampliação e construção de novos parques e ciclovias na cidade.
Realmente, é uma alegria ver que os impostos voltam em qualidade para o cidadão. Agora imaginem, que durante aproximadamente de 4 à 6 meses, praticamente não vemos ciclistas utilizando estás vias, pois a neve e o gelo não permitem, tem ciclistas que usam durante 8 meses suas bikes, mesmo na neve e no gelo, mas são raros. <já vi muitas quedas por causa do gelo e é realmente muito perigoso, principalmente no meio do trânsito>, e mesmo assim, a administração da cidade e sua população optam por ampliar os serviços ofertados, e se preocupa em tornar a cidade cada vez mais ciclável mesmo que seja apenas em alguns meses.
Muito bom saber sobre os parques, saber que a minha filha vai poder passear a vontade com sua bicicleta..não vejo a hora
ResponderExcluirAdu,
ExcluirDentro dos parques é muito tranquilo para as crianças brincarem, andarem de bicicleta, skate, patins, etc...
Você já deve conhecer a carta Accès Gatineau? Com ela você paga uma taxa anual, e pode usufruir de toda uma infraestrutura de lazer disponibilizada pela prefeitura, muitas vezes de forma gratuita, onde você pode praticar esportes e lazer com equipamentos emprestados também pela própria prefeitura.
Os parques são bem abertões, não precisa da carte Accès, mas se você vai jogar algo em Ginásio, aí sim, pode comprar a carte. No site da prefeitura tem os horários dos esportes e locais onde se praticam as sessões. Inclusive, se eu voltar para Gatineau, eu vou comprar logo a carte Accès para aprender a jogar hockey (dá para jogar em Ottawa também, dependendo da região e dos horários, pode ser que seja melhor lá). Futebol eu jogo sem carte mesmo, na quinta-feira, no final da tarde (acho que é 18hs) tem um grupinho no Parc Jacques-Cartier, gol caixote, tem umas 3 mulheres jogando, e não é só no verão não rs!
ResponderExcluir