quarta-feira, 27 de junho de 2012

Furto de bicicleta em Gatineau


Hoje, infelizmente mais uma vez soubemos de um roubo de bicicleta, calma dessa vez não foi a minha, <pelo menos>, já sei que é chover no molhado história de furto de bicicleta aqui na cidade, quem não leu meu post   : E furtaram minha bicicleta no Canadá, é muito comum este tipo de furto, mas como foi bem próximo de nós, no CÉGEP em que estudamos e conhecemos o ex-dono, pude ver vários aspectos de como isso é encarado pela polícia daqui, quando a pessoa segue o que eles dizem.

Só o espaço vazio!
Vou tentar resumir a história, um conhecido do CÉGEP, que também está aproveitando o verão e indo de bike para todo lado, assim como vários outros pela cidade, inclusive eu, teve sua bike furtada na porta do CÉGEP, quando ele saiu e percebeu que sua bike não estava lá, procurou em outras saídas para ver se não tinha se confundido, até ter certeza que sua bike não estava mesmo lá.

Quando ele, já tinha certeza que sua bike não estava mais a vista, teve a ideia de ir até o posto de segurança e pedir para olhar a fita de segurança, o segurança foi muito solicito e mostrou a fita, e lá apareceu a cena do crime, o ladrão chegou poucos minutos após as aulas começarem, estacionou sua bike ao lado da dele, desceu, e em questões de 3 minutos, abriu a trava de segurança da bike do nosso colega, e saiu com ela, deixando a outra bike, após uns 15 minutos ele volta a pé, e pegou sua bike, a que ele tinha chegado primeiro, tudo na maior paz do mundo.

Igo e-bike
A câmara de segurança filmou tudo, da para ver nitidamente vários aspectos do ladrão. O dono da bike, tem foto dela, nota fiscal com número de série original e escaneada, usava pelo menos achava um bom cadeado, registrou a bicicleta no programa de polícia da cidade, aquele que eu falei no outro post. Ou seja, tudo aquilo que a polícia orienta a pessoa que tem bike fazer, a bike era nova e relativamente cara, + ou – 1.600$, uma e-bike da marca Igo, para quem não conhece, deixo o site dela aqui, um dos meus desejos de consumo, que agora com essa vivencia, fiquei até receoso de comprar, sinceramente se eu comprar uma bike destas e for furtado, nem gosto de pensar.

E seguindo tudo isso, o que a polícia fez, sim porque o segurança do CÉGEP chamou a polícia, que não teve interesse nenhum em fazer muita coisa <quase nada séria melhor>, perguntou se o ladrão era aluno do CÉGEP, ele não era. Perguntou se alguém reconhecia ele? Ninguém reconhecia. Fizeram um registro de ocorrência, quiseram dar alguns conselhos, que foram desnecessários pois o dono fez todo o dever de casa, e por fim acabaram soltando um não tenha muita esperança em recuperar sua bike, espero que você tenha feito seguro. Mais hein, e as buscas? Necas...

Sinceramente, parece piada, eu não tinha feito quase nada disso, e achei que tinha vacilado. Agora vendo quem fez tudo, menos o seguro, e tendo o mesmo tratamento da polícia daqui, ou seja, sendo indiferente da mesma maneira, fiquei indignado. Para que manda a gente fazer um monte de coisa, se eles não vão se dar ao trabalho nem de dar uma volta no quarteirão, o cara furtou a bike e em 15 minutos voltou para pegar a dele, na cara que ele está perto, ou ao menos o receptor. O que percebemos, é que o furto de bicicleta é considerado um crime menor, sem importância, e a polícia não move quase um dedo para mudar isso, em outras cidades já soube de várias histórias de recuperação, mas em Gatineau até agora nenhuma.

No começo do ano, lembro que uma loja de bicicleta aqui em Gatineau, foi arrombada e furtaram duas bikes de 6.000 $ cada, sabe o que a polícia fez, nada para variar, um boletim de ocorrência e mais nada. Então, lição aprendida, mais de um cadeado e tudo mais que puder dificultar o furto, além de se realmente for uma bike cara, seguro. Pois esperar algo da polícia daqui, além de multas é uma doce ilusão, só para constar uma amiga pegou uma multa de 125 $ por que sua bike estava sem buzina, na realidade até tinha a buzina, mas está não funcionava pois tinha pego chuva, neve e sol, e terminou por enferrujar e travar. C’est la vie... 


Veja também:


2 comentários:

  1. cheguei ficar triste depois de ler essas matérias sobre roubo de bikes...e eu aqui sonhando em fugir pro canadá pra poder voltar a pedalar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode pedalar tranquila, o que não falta aqui é ciclovia, e mesmo nas ruas é de modo geral tranquilo. Sobre a questão de furto, infelizmente é BEEEEMMM comum, mas como disse é furto, ninguém vai te atacar, te ameaçar ou te ferir para pegar a sua bike, como nas maiores cidades do Brasil.
      Segredo é, bike cara, saia com ela somente quando souber que vai ficar sempre perto de você ou à vista, nada de deixar estacionada em áreas onde você perde contato visual com ela. O que o povo faz aqui, é ter duas bikes, uma cara e boa e outra velha e barata para ir ao supermercado, padaria ou qualquer lugar que precise deixar a bike no cadeado por um tempo maior.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...