sábado, 30 de março de 2013

Páscoa em Gatineau

Salut, tout le monde...


Joyeux pâques...muito chocolate e alegrias à todos. Espero que a sexta-feira santa tenha sido ótima e que o domigo de páscoa seja melhor ainda, aqui o povo chama a sexta de "vendredi saint" em francês e de "good friday" em inglês, páscoa de "pâques" FR e "easter" EN, o povo esconde ovos de plásticos recheados de brinquedinhos, bomboms e chocolates pelos jardins ou dentro da casa, e as crianças vão procurar com suas cestinhas, muito fofinho. 

É feriado, tanto na segunda como na sexta, pois de um lado o feriado é na segunda e no outro é na sexta, assim, como estamos na fronteira pegamos os dois, mais só recebemos 1, como feriado pago $$$$.

As pessoas têm o hábito de se darem flores e chocolates, mas não em formato de ovos, como no Brasil, existe os ovos e coelhos de páscoa de chocolates, mas não chegam a ser muitos, ou encher corredores como no Brasil. O peixe também é oferecido, mas não muito, mas mesmo assim, acho que é uma das poucas épocas do ano que você vê peixes inteiros a serem ofertados em supermercados em maior destaque. 

Bom, porque tanto tempo longe? 


Vocês lembram de mim? Sim, sou eu a criadora do blog, andei muito, mais muito ocupada mesmo, trabalho, estudos e uma série de problemas de saúde, que me fizeram muito estresse e ficar afastada do computador, principalmente por uma LER nas mãos e umas dores estranhas nos dedos, que ninguém aqui no Canadá, ainda me explicou bem o que é. Pensei ser reumatismo, mas como diz minha mãe, reumatismo é um nome genérico para mais de 200 mazelas, e muitas vezes é usada de forma indeterminada, somente para dizer que está doente.

Andei várias vezes nos hospitais, fui em emergência, atendimento normal e em clínicas sans rendez-vous (sem precisar marcar com antecedência), e por mais que estejamos mal, o povo só sabe dizer que isso é normal. (Ok, é normal adoecer, sei disso, ficamos velhos e fracos. Mas, a medicina não é somente para emergências e urgências #pois aqui, parece ser somente para isso!), no final das contas, só melhorei após um bom tempo, sem computador =(, com o uso de umas luvas e faixas de retenção e com a mudança de clima (oba, está ficando mais quente!) Acho, que isso tem a ver! Não sei, mas acredito.

Sobre o tratamento médico aqui, uma tristeza só, o povo só sabe dizer que tudo é normal. A boca dos médicos e enfermeiros daqui é isso: é normal, (Dá uma raiva. Ok, é normal no estado de doença, agora, por favor me ajudem a voltar a normalidade, sem dores.) Mas, não, não é isso que ocorre. Eles, simplesmente dizem é normal, volte para casa, que vai passar. Nem uma pílula, nem um exame de sangue ou raio-x, as vezes a equipe nem toca em você, (Só faltam, dizer na sua cara deixe de frescura, nem tá sagrando, aff...)

Mas, outra coisa ainda afeta seus nervos, a demora no atendimento, parece que é de mal, para forçar você a desistir, tipo assim, vamos dar um chá de cadeira neste povo, se eles esperarem é porque "deve ser sério mesmo". Por fim, cheguei a uma conclusão, acho que isso é tática mesmo, pois não existe justificativa para isso, a carga de trabalho é bem mais leve que no Brasil, a quantidade de gente atendida é menor, teoricamente não faltam equipamentos e espaço, o salário de modo geral é melhor também. E mesmo assim, o povo é mais estressado e nervoso.

Então, sintam parte do drama, o que faz eu chegar às 5 horas da manhã para pegar uma senha, que é distribuída as 8 da manhã, e com muita espera no relento (com neve e frio de -20, do lado de fora em uma fila que não deixa saudades), conseguir ser a 10, e pensar uau, agora vai, quando ver chegar 3 médicos para atender...

Ledo, engano, fui atendida quase 12:00, então se eu era a décima, e tinhamos 3 médicos atendendo simultaneamente, isso significa aproximadamente 1 hora de consulta por paciente, certo? Não, nada disso, a maioria das consultas não dura nem 5 minutos, o médico pergunta o que você têm, você responde ele olha para você com aquela cara de deixe de frescura, e solta o famoso, isso: "é normal". E diz, sua consulta acabou, e não permite mais perguntas, e se você insistir ele para de responder e sai da sala, uma maravilha de atendimento.

Para, não ter um ataque de nervos e pensar que isso foi problema comigo, vi o marido aproveitando que ia me levar lá, e resolvendo ficar também para ver uma irritação de pele que aconteceu em suas costas, e que estava bem vermelho e, segundo ele coçando bastante, bater meu recorde de atendimento. Resultado: "isso, é normal", consulta recorde de 2 minutos. Falando com amigos e conhecidos, todos falaram que é assim mesmo.

Os canadenses então, coitados, acham que isso é realmente o normal, não sabem mais o que é um atendimento humano e mais detalhado, pesquisar uma causa, jamais. E o sistema, não facilita mesmo, pois você não pode ficar com cópia de nada, raio-x, exames de sangue, etc... Se você é tipo eu, que quer ver o exame, e pedir uma segunda opinião ao médico no Brasil ou mesmo ao google, você deve pedir para desarquivarem os exames e assim poder fazer uma cópia, detalhe esse processo pode levar uns dois meses. Ou seja, capaz de você já estar boa, se realmente não for algo mais grave.

Esperança? Sim, pensando seriamente em voltar a ser atendida em Ottawa, (Enquanto a Marois permitir, pois uma de suas propostas é proibir o atendimento fora da província,  se não for emergência), pois lá nunca passei mais que duas horas para ser atendida, e o povo é mais humano no atendimento, tem problemas sim, mas em menor escala. Ouço, falar que quanto mais a oeste melhor fica o atendimento, não sei se é verdade, pois só conheço Ontário e Québec, mas posso afirmar que Ontário está bem, mas bem melhor que Québec, principalmente neste setor da capital nacional.

4 comentários:

  1. a visao de alguns medicos infelizmente é essa. ta procurou um chiro ? pois pode ter alguma compressao nervosa que acaba afetando maos e dedos. pode ver um fisio tb (mas fisioem geral custa bem caro)
    e as cliniques SRD e as urgências nao sao focadas em ptoblemas que exigem investigacao, isso deve ser negociado com o médico de familia, idealmente.
    se nao possui médico de familia, o lance é tentar ir sempre na mesma clinica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, obrigado pela sugestões, estive em um chiro sim, mas não gostei muito da experiência, estou seguindo alguns conselhos e fisioterapia de uma amiga, que é fisio, mas não está atuando, e tenho apresentado melhoras.

      Essa falta de médico de família é que complica, pois o povo repete o tempo todo, trate isso diretamente com seu médico de família, e a gente com cara de tacho, diz: qual? E a resposta procure um. (como se fosse, fácil)

      Tem uma família québécois, conhecida nossa, que está desesperada, pois seu medico de familia vai se aposentar, (bem velhinho mesmo), e ele simplesmente é o médico de toda a família, desde a avó até os bisnetos, e quando ele aposentar todod mundo vai ficar sem, e sem pespectivas.

      Conheço gente que está a sete anos na lista de espera, isso é uma vergonha, cadê o Boris Casoy? kkkkkk

      Sobre ir sempre a mesma clínica, até estou fazendo isso, mas em Ottawa, na realidade estou com vontade de tentar um médico de família lá, pois como moradores da região da capital nacional (oba, finalmente isso valeu alguma coisa!), podemos ser atendidos pelo sistema de um modo geral, e não somente em emergências como os demais residentes de Québec ou outra provincia.

      Excluir
  2. Puxa que relato assustador, agora vc me deixou preocupada. Espero que esteja melhor... boa páscoa pra vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dea,

      Sim, estou melhor, até já abusando e voltando a postar. =)
      E o andar do seu processo? Alguma, novidade?

      Boa páscoa, também!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...