domingo, 22 de julho de 2012

Poutine à la québécois



Poutine à la québécois
Bom fomos comer poutine neste sábado, (mesmo que eu esteja de dieta), acompanho o marido na sua busca por uma poutine perfeita, deixa eu explicar isso melhor! O marido resolveu que queria comer um prato típico québécois, e escolheu a poutine. Claro que isso tinha tudo para dar errado, primeiro que ele não gosta muito de batata, segundo porque ele é todo natural e vamos ser sincero poutine é uma bomba calórica, vazia de nutrientes e perfeitamente caracterizada no hall das comidas junkfoods (en) ou malboueffe (fr). Mas já que ele elegeu, temos mais que apoiar né.
O nosso primeiro contato foi com uma poutine de uma pizzaria local chamada pizza-pizza, não foi dos melhores, bem simples, lembrava mais uma batata-frita de adolescente cheia de ketchup e com um pouco de queijo, bom eu não gostei e ele também não, nos pareceu que o óleo estava velho, e não tinha nada de mais na afamada poutine. Pensei com meus botões, ele nunca mais vai querer comer isso, mas quem disse, me enganei nessa.
Ele começou a observar as casas de poutine da cidade, e ficava planejando de irmos nelas, experimentar as poutines até ele achar uma que ele gostasse. Claro que não acreditei que ele iria seguir com isso, mas de novo me enganei, e hoje ele me chama para ir em um restaurante que é especializado em poutine, chamado Patio Vidal, que dentre seus atrativos oferece 25 tipos diferentes de poutine, e lá fomos nós.
Patio Vidal
Bom sem dúvida, que está poutine foi bem melhor que a primeira, mas ainda assim não nós pegou de paixão ou melhor pelo estômago, experimentamos a poutine de frango, e comemos à la québécois com uma cerveja do lado. Realmente me pergunto, como é que esse povo não fica obeso que nem os estadunidenses, comer batata frita, geralmente com lingüiça ou salcicha dentro, acompanhada de cerveja quase todo dia é realmente uma dieta engordativa. Conversamos com a garçonete, que foi de uma simpatia rara por aqui, e ela disse que muitos clientes são habitues, ou seja vão sempre lá, e o restaurante estava lotado, com crianças, casais, solteiros e idosos, é verdadeiramente uma paixão local.
Enfim, achei que ele tinha desistido da poutine, pelo menos matado a curiosidade da verdadeira poutine, (mas para não perder o costume recente), me enganei de novo, pois ele mal saiu do restaurante já foi falando que todo mundo, québécoises, dizem que a melhor pataterie de Gatineau é a  pataterie Hulloise, onde todo os dias o óleo é trocado e as batatas são descascadas na hora, e ele já quer ir lá amanhã, claro que disse que não, vamos deixar para a próxima semana, senão essa minha dieta vai ser de engorda e não para emagrecer. =)



Um pouquinho da história da Poutine e curiosidades
O queijo puxa
O surgimento da poutine como ela é hoje, é apontado pelos especialistas entre as décadas de 1950 à 1960 no Québec, inúmeras cidades e pessoas disputam o título, que oficialmente não pertence a ninguém, a não ser ao próprio Québec.
O nome poutine é apontado como uma corruptela do termo pudding, palavra inglesa, que é uma forma informal dos québécois chamar alguém ou algo de gordo.
Poutine é tão amado no Québec, que inúmeros restaurantes incluem ela no cardápio, mesmo que o mote do restaurante não tenha nada a ver com o prato, é possível achar poutine até mesmo dentro de casas de sushi por aqui. O McDonald vende poutine em algumas de suas lojas locais.
Os supermercados vendem molho de poutine já pronto em galões e em vidros.
O prefeito de Gatineau vem tentando, sem sucesso, tirar a poutine do cardápio dos eventos da prefeitura e escolas, mas tem voltado sempre atrás pois os comerciantes dizem que sem poutine, não vale a pena, e por falta de interessados ou eles voltam atrás ou ninguém pega os contratos.
Variações
A poutine original é composta de batatas fritas, molho de carne, podendo ser de gado, porco ou frango ou ainda a mistura delas, e queijo granulado por cima. Porém, com o tempo foram surgindo variadas versões, e inúmeros restaurantes que oferecem um menu variado, podendo ir da poutine vegetariana a poutine de lagosta.
Um dos prazeres gourmets das famílias québécoises é bolar uma receita própria de poutine da família, e assim cada um bola sua versão que pode ter uma diferença sutil da receita tradicional, como  também pode ser bem mais alternativa ou mesmo bizarra. Se você for convidado para experimentar uma poutine familiar, fique feliz é uma honra por aqui, e realmente você é considerado por essa família.

A receita básica
Poutine
Se você quiser experimentar fazer a poutine em casa, segue uma receita básica e tradicional da poutine. Após você aprender a base, você poderá partir para criações próprias e inventivas.
Essa receita é mais tradicional, mas caso você queira algo mais fácil e rápido, é possível comprar o molho já pronto nos supermercados do Québec, ou ainda molho de churrasco em outras regiões, o que dá quase o mesmo efeito, mas não o sabor em nossa opinião.
Primeiro faça o molho, deixe reservado em fogo baixo, em seguida frite as batatas e cubra com o queijo em grãos e com o molho, está pronto seu poutine.
Molho
- duas colheres de sopa de maisena;
- duas colheres de sopa de água;
- seis colheres de sopa de manteiga sem sal;  
- 60 ml de farinha de trigo;
- dois dentes de alho, bem amassados ou cortados;
- 1 colher de molho de pimenta;
- 500 ml de caldo de carne (gado, porco ou frango); (pode ser caseiro ou comprado pronto, para os vegetarianos pode ser caldo de legumes também)
- sal a gosto;
Modo de preparo:
1 – misture a maisena com a água e reserve;
2 – em uma panela derreta a manteiga, junte a farinha de trigo e mexa até dourar, em média 5 minutos;
3 – em seguida junte o alho bem picado e o molho de pimenta, continue no fogo mais 1 minuto;
4 – junte o caldo e espere levantar fervura, após este momento marque 5 minutos de fervura;
5 - por último junte a maisena e espere engrossar o caldo, por volta de 2 a 3 minutos.
Batatas fritas
- 6 batatas do tipo idaho; (tipicamente norte-americana está batata tem por características absorver bem molhos e sabores, mas você pode usar outras também)
- óleo de amendoim;
Modo de fazer:
- lave bem as batatas, descasque e corte em tiras grossas.
- deixe as batatas de molho em água gelada por meia hora;
- após escorrer bem, frite as batatas em óleo à 170 graus célsius por dois minutos;
- escorra o excesso de óleo e volte a fritar, por mais 4 a 5 minutos à 180 graus, ou até perceber a casca dourar bem;
- escorra, salgue e reserve.
Montagem:
- pegue um prato fundo e coloque uma porção de fritas, por cima coloque queijo em grãos e cubra tudo com o molho.
Rende: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

  

cardápio

cardápio

cardápio

Veja também:


3 comentários:

  1. Em Montreal, a mais famosa é a da La Banquise, fazem até fila na porta! Mas a que eu mais gostei foi a "italiana" do restaurante Montreal Poutine, em Vieux Port. É batata-frita à bolognesa, com queijo derretido... hummm, deu até vontade agora! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea,

      Vou anotar as dicas para quando fomos a Montreal.
      =)

      Excluir
  2. Genteee!!! Vcs não precisam ir até o Canadá para comer o Poutine!! A original Poutinerie existe e está aqui na Vila Mariana, São Paulo! Rua Tangará, 141. Foi uma Canadense que trouxe está ideia aqui para o Brasil, é uma delícia e dá para competir com a La Banquise fácil...ou até melhor, temos mais de 13 versões da receita, incluindo o original com molho gravy e queijo.
    www.pecadodebom.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...