quarta-feira, 4 de julho de 2012

Canada Day 2012


Pessoas usam peças com o simbolo do Canadá
ou simplesmente vermelho no Canadá Day

Continuando o nosso post do Canada Day, ou dia da mudança no Québec, após terminar de ajudar os amigos, fomos para o Parque Jacques-Cartier para ver a comemoração, e após para o Museu da Civilização para olhar os fogos. Este evento do Canada Day foi decepcionante, não pelo dia em si ou pelo evento <que foi muito bom>, mas pelo povo que estava lá, nossa que foi aquilo minha gente? Que povo mal-educado, fedido, que estavam dando empurrões gratuitos, gritando por gritar, quase me derrubaram umas três vezes, seguranças correndo para lá e para cá, gente urinando nas ruas, bebendo e fumando maconha no meio de crianças, em nossa opinião foi o pior evento que fomos no Canadá.

O evento tinha tudo para ser bom, mas foi mal planejado para um evento familiar como eles querem vender, em primeiro lugar quase não tinha nada para crianças, tinha três pula-pulas infláveis, que estavam fazendo filas gigantes, as pessoas se esfregando em você para passar, empurrões, e piadinhas de vários tipos sendo disparadas por gente que estava lá para gerar bagunça e confusão. Não lembro de ouvir um com licença, vi muita gente mal-humorada e agressiva, tanto verbalmente como fisicamente, sinceramente pensei que iria sair briga <de tapas e pontapés> perto da gente por algumas vezes, bate boca tava liberado, um horror, show de palavrões e insultos, existia segurança fazendo a triagem na entrada para evitar a entrada de armas ou bebidas, mas isso e nada, poderiam ser a mesma coisa.

Bandeira de capa é moda de crianças e adolescentes 
O fato de ver rapazes tomando gosto com as mulheres que estavam passando, e estas outras coisas que citamos, realmente me fez pensar, que não estava no Canadá, pois normalmente isso é uma coisa levada muito a sério aqui, ou o Canadá está mudando muito rápido e para pior, não era falta de policiamento, vimos mesmo policiais multando algumas pessoas, um que atravessou a faixa de pedestre quando o farol estava fechado para ele, e outro porque estava urinando na rua, sem falar na grande quantidade controlando o trânsito.

Um amigo disse que isso era culpa dos estrangeiros, mas nós como de costume discordamos, claro que tem imigrante no meio, principalmente os que estavam tomando gosto com as mulheres, tava na cara e no sotaque que não eram canadenses, e como isso estava me incomodando, deu vontade de chamar a polícia, mas se elas mesmo não estavam chamando, não seria eu que iria chamar, tive vontade que eles fizessem graça comigo, mas não mexerão, percebi que não mexiam em mulheres acompanhadas.

Esse enfiou uma bandeira no
meio do carro, pelo teto solar
Mas, tirando as gracinhas com as mulheres, <isso acho que não vi um canadense fazendo, até porque eles sabem o tanto que isso pode complicar a vida deles>, as outras coisas eram sim canadenses que estavam protagonizando também, não que fossem só eles, mas eles que estavam fedendo, fumando maconha, empurrando os outros, sendo mal-educados e grosseiros, há tavam sim. Em uma análise rápida, o evento era para ser bom, mas a aglomeração humana estava excessiva e terrível. O que deu oportunidade para muita gente fazer mais bagunça, e tentar se esconder na multidão, não sei dizer, se isso foi de propósito para bagunçar um evento canadense, não de acordo com os princípios québécoises ou se foi má forte de escolher um lugar ruim. Porque digo isso? Ocorre que a maior parte das pessoas grosseiras estavam falando inglês, ficamos na dúvida, estávamos no museu da civilização em frente a outra margem do Parlamento, ano que vem com certeza vamos para Ottawa.

Só para constar, vale lembrar que a porcentagem de imigrantes em Gatineau é de 10% da população, então dizer que é culpa dos imigrantes este evento estar deste jeito é difícil de acreditar, vamos manter a proporção e dar uma diferença de mais 50% de turistas no evento. Teríamos ainda somente 15% de estrangeiros no evento.

Mas vamos falar do evento:

Pequenas apresentações de artistas locais no parque Jacques-Cartier, mas cedo teve o voo de aviões de guerra, ainda estávamos ajudando os amigos na mudança deles, mas deu para ver de longe, principalmente o cargueiro que passou bem baixinho, e estava voando a cidade já fazia alguns dias, acredito que treinando o voo e reconhecendo os possíveis melhores trajetos.

Cortina d'água com imagem da
bandeira canadense projetada por laiser
Muita gente vestida com a bandeira do Canadá ou simplesmente de vermelho, mesmo na cidade podemos ver casas decoradas com bandeiras do Canadá, assim como carros, muitos destes são de anglofónos, que não usam ou decoram a casa para a festa do Québec, mas fazem questão de decorar para o Canada Day, uma forma de protestar contra o savoir vivre do Québécois.

Tentamos ir a Ottawa andando, mas as pontes estavam fechadas para passar a pé, então terminamos ficando em Gatineau mesmo, no museu da civilização para esperar o horário dos fogos de artifícios, que começou às 10 da noite em ponto, foram 15 minutos de show, que foi antecedido por um show de laser em uma cortina de água que formou a bandeira do Canadá, muito bonito, tanto a bandeira como os fogos, quando os fogos acabaram, todo mundo foi embora, novamente muita bagunça e muvuca, esperamos quase meia hora, para o povão dissipar e depois fomos embora também.

Uma curiosidade foi o uso de uns drones voadores para fazer filmagens do evento, não sei se foi a primeira vez aqui em Gatineau, mas percebi muita gente curiosa com o equipamento, filmando e batendo fotos, me senti em um filme de ficção, com aquele treco voando em cima da gente bem próximo e filmando tudo, ele passava filmando e se percebesse alguma coisa, rapidamente vinha um monte de segurança no local que ele estava apontando, não sei dizer se era a polícia que estava usando ele ou a segurança privada, ele tinha luzes azuis e vermelhas piscantes tipo policial, mas uma coisa eu sei, é que ele chamou muita atenção, isso chamou.



Início dos Fogos no Parlamento

Os fogos começam a sair da ponte

Foram 15 minutos de fogos

Fogos

Fogos

Fogos

Fogos

Fogos

Fogos


Singela bandeira na caixa de correio

jardim decorado com inúmeras bandeirinhas canadenses

Entrada decorada

mais um jardim decorado

Canada Day



 Veja também:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...