quinta-feira, 19 de julho de 2012

Lotação máxima: Cheio / Full / Plein

Gente,

Sinceramente, como estou de "férias" da francização, e contando os dias da nossa mudança, resolvi dar uma  arrumada na casa, fazendo uma triagem das coisas e já encaixotando a pré-mudança possível, (marido acha que eu sou estressada à toa e, cheia de manias), mas quem me conhece melhor, sabe que sou mesmo! Pois por mim já estaria com tudo encaixotado um mês antes da mudança. Já ele, arruma o que tem que fazer na véspera e, tá tudo bem. No final eu me estresso sozinha e por ele também. =) 

Bom, continuando comecei a arrumar uma gaveta aqui, outra ali, e de repente me perdi dentro dos armários do apertemento studio, e terminei que estou impressionada com a quantidade de coisas que acumulamos em tão pouco tempo aqui no Canadá, gente é tanta coisa que fico me perguntando como foi possível, já que me controlei ao máximo para não gastar dinheiro com bobagens, sem falar do limite de espaço do nosso studio, que carinhosamente chamamos de apertamento.

Outro dia, chegávamos aqui no Canadá com 6 malas, que resumia as nossas posses mais importantes, e vinda de um grande momento de desapego as coisas materiais, (como foi difícil se desfazer de nossas coisas no Brasil, é um momento que dá vontade de dizer para tudo que assim não dá!), mas por fim conseguimos, o que tinha feito eu prometer a mim mesma, que não iria mais querer juntar tanta coisa na vida, e proclamar aos ventos a vida leve e desapegada. O tempo passou, e nem foi tanto assim, e agora já estamos doando coisas para o exército da salvação, loucos para ganhar um pouco mais de espaço em armários plenos, onde para entrar algo novo alguma coisa mais velha tem que sair. Oh! Canadá!

Em síntese, quando me vi nessa situação me estressei, como é que pode estarmos com a casa cheia desse jeito, se ainda estamos na fase de controle financeiro forte, "aprendido se desapegar", evitando de cair em maiores tentações e, nem nos esbaldamos no modo de vida consumista tão típico dos norte-americanos? Nesse caso, após analisar bem a situação, cheguei a única conclusão lógica, a culpa é do marido! kkkkkkkk Brincadeira!

Falando sério, o que observei é que o dinheiro rende aqui, muito mais que no Brasil, mesmo estando sendo super controlados com o dinheiro, e com uma renda bem menor (por enquanto! Deus queira!), nós continuamos comprando o básico e algumas coisas que gostamos aqui e ali, e isso não destrói o orçamento, nem faz a gente passar maiores apertos. Além disso, junta-se as promoções imperdíveis, daquela tipo qualquer camiseta por 1 dolar, (que logicamente comprei quase todas e sai rindo até com o poste da esquina), e as promoções de 70, 80 até 90% de desconto, e pronto lá se foi embora aquele último espaço debaixo da cômoda, pois dentro não cabe mais nem uma meia. É loucura, não tem como não consumir nestas promoções (sem maiores culpas ou ressentimentos, pelo menos financeiro), tem que ter muito espirito espartano para resistir.

Para fechar os espaços vazios, ainda ganhamos zilhões de tranqueiras promocionais, se no Brasil ficava feliz quando ganhava uma amostra de alguma coisa, aqui isso é tão normal que nem esboço mais desejo de ganhar, mas mesmo que eu não peça chega na nossa casa pelos correios, basta você se cadastrar em alguma coisa e seu nome fazer parte de algum cadastro de supermercado ou cartão de compras que começa a chegar e se você se cadastrar nos clubes de descontos então se prepare, já ganhamos: copos, pratos, camisetas, bonés, chaveiros, réguas, lápis, lanterna, pen-drive, caderno, borracha, garrafa d`água, sacolas retornáveis, peso de papel, e outras coisas que nem lembro, sem falar na boa quantidade de amostras de shampoo, condicionador, sabonete liquido, condimentos, sabão líquido, etc... tudo isso vai acumulando e tomando espaço, e quando você espanta, tá tudo cheio.

C'est la vie...  

9 comentários:

  1. Nem me fale que eu estou na fase de decidir o que doar, vender, jogar fora... Difícil, né? E eu não me considerava materialista! hahahah
    Minha ideia é a mesma da tua: ir livre, leve e solta e assim ficar, mas pelo jeito não é isso que acontece!
    Boa arrumação aí que eu faço aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa essa fase é complicada mesmo, mas uma coisa eu aprendi, não conseguiu vender, doe, pois deixar para receber depois é bobagem, vai só gerar estresse e distanciar você da pessoa que ficou devendo.

      Excluir
  2. Quanto ao fato de juntar tranqueira, isso é fato, agente sabe que acontece. E quando acontecer comigo tbm vou querer falar disso no meu bloguinho. Mas o que quero dizer, é que te entendo perfeitamente em relação ao seu 1° paráguafo. Eu pensava que era só o meu, mas estou vendo que daqui uns dias poderei formar um clube(rs). Abraço e boa sorte na nova casa, e toma cuidado pq agora essa vai ser maior, ou seja, mais espaço pras novas quinquilharias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!
      Essa questão de mais espaço é um perigo também, mas hei de conseguir manter o foco, livre, leve e desapegada!
      Espero ler sua vez no seu blog, boa sorte!

      Excluir
  3. eu tenho uma rotina anual, a limpeza do armario e doaçao do superfluo.
    Cheguei com 2 malas, essa foi a grande revoluçao na minha vida, nao precisamos de uma tonelada de produtos para nos sentirmos bem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou nessa linha de pensamento também, dai muito da minha surpresa em ter acumulado tanta coisa. Vamos juntando sem nem perceber, já estamos doando as coisas, e no futuro acho que vou fazer garage sale também, e claro manter o foco em não acumular e evitar os desnecessários.
      Parabéns pelo seu blog, muito legal escrever em francês é uma ótima forma de melhorar o domínio da língua.

      Excluir
  4. Ai menina fiquei curiosa com os sites de desconto que vc se cadastrou... que tal fazer um post com as dicas? eu ADORO brinde, amostrinha, tudo que é quinquilharia... hahahhaha
    Quem não gosta?!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ideia né! Vou começar a preparar um post assim!
      Obrigado!

      Excluir
  5. Ai... nem me fale... faço duas rapas por ano e ainda assim quase fiquei louca com a quantidade de coisa que separei para vender / doar / jogar fora antes da mudança... e, o que é pior, ao desempacotar as coisas no cafofo novo, perceber que eu poderia ter me livrado de muito mais! hehe

    Courage!!

    Bjs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...