O Canadá como um todo é cheio de normas, e isso é normalmente bom, pois regula a cidadania e qualidade de vida das pessoas, principalmente quando o sistema funciona, pois as leis são criadas, implementadas e respeitadas pois o sistema de controle é efetivo, mas existem as exceções e os excessos também, e isso é um assunto bem complexo.
Está semana está havendo um debate sobre uma família, em Drummondville, que vem enfrentando problemas pois plantou sua horta no jardim frontal da casa, e isso não foi bem visto por muitos, como a cidade não tinha norma BEM específica sobre isso, decidiram permitir a horta da família por este ano, lógico depois de muito debate e insistência da família que não quis abrir mão de seu direito de plantar produtos orgânicos dentro de SEU terreno, mas a municipalidade já avisou que ano que vem não deve-se repetir tal ação, por outro lado se você não cuida do seu jardim bem, a prefeitura não vai lá mandar você fazer isso, mas se você morar em um condomínio, estes vão.
Potager à Gatineau |
As multas podem chegar a 300 dólares por dia para quem não respeitar o uso EXCLUSIVO de grama e plantas ornamentais em seus jardins, vocês lembram do post sobre monotonia arquitetônica, pois aqui está mais um exemplo do porque isso ocorre.
Em nossa opinião um típico caso de excesso. Isso nos lembra a guerra das galinhas, para quem não sabe criar galinhas no Canadá é algo proibido em quase todo o país em zona urbana, somente 6 cidades permitem, ou seja nada de galinheiro dentro das cidades, quer criar galinha vai morar no campo, como dizem os québécoises C´est Bizarre! Existe um grupo que vem brigando na justiça para mudar isso, mas por enquanto as galinhas continuam proibidas em quase todo o Canadá urbano. Mais uma vez excesso, em nossa opinião!
Quem quiser ler mais:
Sobre a proibição das galinhas:
Veja também:
- Não pague pela tv a cabo no Canadá
- O banho ou a falta dele no Canadá
- Moda verão Canadá 2012
- Cuidando dos cabelos no Canadá
- Diferenças de culturas anglófonos e francófonos
- E furtaram minha bicicleta no Canadá
- Top 10 profissões tech em Québec
- Coisas bizarras do Canadá
Hahahah! Ah, gente... Sou obrigada a concordar: "quer criar galinha, vá morar num sítio!" Rrsrsrs... Eu, hein! Eu que não quero acordar em pleno domingo de madrugada com o galo do vizinho cantando! =P Hhahaahha!
ResponderExcluirBeijos,
Lidia.