terça-feira, 14 de agosto de 2012

Arquitetura em Gatineau: monotonia ou padronização?

Está semana, está das boas, casa para arrumar (ainda) curso sobre o mercado do trabalho québécois começando, visita ultra-mega-rápida de uma amiga brasileira, na realidade não planejada, mas como ela estava aqui do lado, EUA bem perto mesmo, terminou que pode passar um final de semana por aqui e, muita, muita correria.

Casa típica de Gatineau
Uma curiosidade que ela apontou, e que a gente até tinha reparado em algum momento, mas que com o passar do tempo vai deixando de lado, foi a questão da arquitetura local, por aqui tudo meio que se parece, é tudo muito similar, principalmente para quem vem de fora, hoje já consigo ver grandes diferenças entre um bairro e outro e até mesmo dentro do mesmo bairro as vezes. Mas no começo se você me soltasse no meio da cidade ou na zona leste ou oeste eu sempre iria achar que estava próximo do mesmo lugar, realmente achava tudo muito igual. (E viva ao GPS, e ao marido GPS também.) \o/

Mas porque a impressão de nossa amiga é uma meia verdade? 
É por que Gatineau tem muitas casas novas e também muitos condomínios, que aqui são bem diferentes da maioria dos disponíveis no Brasil, sem muros, grades, cercas ou maiores identificadores, é um bairro onde as casa são MUITO parecidas, alguns são pequenos, e outros verdadeiros bairros (condomínios). Nestes locais você quase sempre não tem autonomia para mudar a aparência da sua casa, tudo é muito bem definido no contrato de compra ou de aluguel, onde se você não respeitar as regras pode ser convidado a sair do condomínio, pagar multas e ter problemas diversos. 

Mas como é isso? Vou explicar. 
As casas são padronizadas, os projetos são comuns como de qualquer BNH ou COHAB brasileiro, mas diferente do Brasil, onde após as entregas das chaves começa um puxa e estica, sobe e desce até as casas chegarem ao que será definitivo, que pode levar vários anos, aqui não! Você compra e depois não mexe mais quase nada, dentro você faz como quiser, mas fora no máximo escolhe o tipo de pavimento da garagem e quintal, todo o resto é padronizado e quase impossível de modificar se você morar em um condomínio, que são a maioria das vendas dos últimos anos por aqui. Agora se sua casa estiver em uma construção independente, (ou seja fora dos condomínios) você poderá mudar, mas tem que conseguir todos os alvarás da prefeitura, e estar dentro do plano arquitetônico e de zoneamento da cidade, em síntese é mais fácil, mas ainda bem trabalhoso, então a maioria não faz.  

Porque tudo se parece?
Porque os modelos das casas são parecidos, o sistema de construção e estilo também, as cores usadas também, então termina que as vezes fica tudo muito monótono e parecido.
O sistema de ruas residências, na maioria curvas suaves e trechos sem saídas que são projetadas para reduzir a velocidade e evitar serem usadas como desvios, também ajuda a sensação de monotonia, tudo bem determinado no sistema de zoneamento da cidade. Vale lembrar que a gente percebeu isso quando chegou, mas com o tempo você terminar que por se acostumar e deixar de lado essas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...