sexta-feira, 11 de maio de 2012

2012: ano do último 1 centavo canadense



Penny
O último 1 centavo canadense foi produzido no dia 04 de maio de 2012, em Winnipeg, e foi diretamente para o Canada’s Currency Museum / Musée de la Monnaie de Ottawa, pois de acordo com o governo canadense sua produção é dispendiosa e inviável economicamente, assim  resolveu terminar a produção das moedas de um centavo como forma de economizar no orçamento, segundo a casa da moeda canadense, Royal Canadian Mint / Monnaie Royale Canadienne, o valor estampado na face da moeda é menor que o do seu custo de produção que é de 1,6 c por moeda.



O que muda?

- O governo do Canadá orienta a todos os comerciantes a mudarem nos próximos seis meses seus preços para um final em 0 ou 5, fazendo atenção para que este preço final ocorra após as taxas, pois a menor moeda em circulação será a de 5 centavos;

- Dentro de seis meses as moedas de 1 centavo irão começar a ser recolhidas e recicladas, este período de recolhimento não tem prazo para terminar, e todas as moedas de 1 centavo preservam seu valor.

Curiosidades

- Por lei você só pode usar até 25 moedas de 1 centavo por cada compra, então nada de levar seu porquinho de 1 centavos para comprar algo e travar a fila do comércio;

- Desde que sua produção começou foram produzidos mais de 35 bilhões de 1 centavos;

Caneca dos 1 centavos
- Uma das razões do alto custo de reposição das moedas de 1 centavo é que normalmente são elas as que mais tempo ficam nos porquinhos ou jarras de moedas, forçando a sua alta reposição pela casa da moeda;

- O governo diz que os ajustes de preços, arredondamento, para cima ou para baixo, não irão gerar inflação ou que está será mínima;

- As letras KG que aparecem na face da moeda, são as inicias do artista inglês que desenhou a moeda, George Edward Kruger Gray.

Peça de colecionador
Minha opinião

Sempre gostei de colecionar moedas, e tenho como costume guardar as moedas de anos específicos de nascimento de pessoas conhecidas para dar de presente quando vou ao Brasil, minha preferida é a de 1 centavo, pois é fácil de carregar, tem pouco valor de face, e apresenta aquele aspecto de moeda antiga, não sou muito fã das moedas de aço.
A mais antiga que consegui encontrar em circulação foi produzida em 1945, a mais difícil de achar a de 1979.
Para colecionadores profissionais as moedas de 1 centavo realmente raras sãos as produzidas entre 1850 a 1920, e seu preço é bem elevado.


Veja também:

8 comentários:

  1. Gostei muito do seu artigo!
    Moro em Gatineau e coleciono moedas, as mais antigas que consegui de 1 centavo foi de 1942 e tenho uma de 1920.

    Parabéns pelo blog

    Romulo Burock

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romulo,

      Legal você ter encontrado uma de 1942, mas me conte como obteve a de 1920, comprou ou achou?

      Excluir
    2. Olá! A de 1942 eu achei, já a de 1920 eu comprei, porém foi um achado, pois comprei no village de valeur acredita? Tenho moedas de outros países também!

      Excluir
    3. Romulo,

      Acredito sim, se souber procurar você acha de tudo nestas lojas, é muito questão de hora certa e sorte.
      Tenho uma conhecida que também comprou uma moeda no Exército da Salvação aqui em Gatineau para dar de presente ao marido, que coleciona moeda, e adivinhe? A moeda super suja, encrustada de oxidação, quando levaram para limpar a surpresa, era uma moeda super rara, que valia mais de 10.000$, e ela pagou algo como 4$.
      Mas não ganhou a velhinha das moedas de 1.000.000$, você conhece?
      vai o link: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI66223-16353,00-VELHINHA+PAGA+COMPRA+NO+WALMART+COM+MOEDAS+RARAS.html

      Excluir
    4. Que coisa hein!!!

      Tenho uma pergunta para você.

      Você sabe onde posso levar moedas para limpar e ser avaliadas?

      Excluir
  2. Olá Romulo,

    Para limpar a moeda eu recomendo você comprar os produtos no Canadian Tire e fazer em casa mesmo, pois se mandar limpar é 4.5$ para uma limpeza simples e 7$ para limpeza com polimento, cada moeda, o que ao meu ver só valeria a pena se realmente estivesse de posse de algo extremamente valioso.

    Para avaliar marque um horário através do e-mail:
    dmcleanottawa@yahoo.com
    ou do telefone: 613-983-6521
    o site é: http://www.ottawacoinman.ca/

    Outra opção é: http://www.lasallecountycoininc.com/index.html

    um bom fórum sobre moedas é o Treasure Net, procure moedas canadenses, lá você pode ter noção de preços e do que procurar.
    http://www.treasurenet.com/

    Veja a cotação de alguns 1 cents:
    http://www.coingallerylondon.com/small-cents/?sort=featured&page=2

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...