sábado, 26 de maio de 2012

Diferenças de culturas anglófonos e francófonos



A exibição Sex: A Tell-All Exhibition (english) ou Sexe: L’expo que dit tout (Français) é um trabalho que fala sobre questões sobre sexo e sua diversidade na fase adolescente, dividido em cinco zonas temáticas e exibido de forma interativa para responder as questões de forma aberta, moderna e voltada para seu público alvo e tema, os adolescentes.

Cartaz de divulgação
A peça é apresentada de forma multi-média, com uso de jogos, telões interativos, material aberto a interação <você pode pegar e manipular objetos>, apresentações e inúmeros vídeos. Ganhou prêmios como, Cascade 2011 de melhor exibição da Associação Canadense pelos Centros de Ciências (CASC) e o Prêmio Excellence 2011 dado pela Sociedade dos Museus Quebequenses (SMQ), isto em Montreal.

Agora a exibição está disponível em Ottawa no Canada Science and Technology Museum, para os moradores e turistas da região, de 17 de maio de 2012 à <espero!> 6 de janeiro de 2013.

A diferença de cultura que é o tema do post aparece no seguinte fato, a exibição foi criada e lançada em Montreal e ficou em exibição de abril de 2010 à março de 2011, ou seja 11 meses e durante todo este tempo o Museu que expunha recebeu apenas uma (1), reclamação sobre o tema e a apresentação, e inúmeras críticas positivas nos meios de comunicação, a idade mínima para assistir a  exibição é doze anos.

Enquanto isso, em Ottawa, em uma semana de apresentação mais de 100 reclamações sobre imoralidade foram enviadas, e o museu já retirou vídeos considerados mais ofensivos como o que mostra o que ocorre durante uma masturbação, além de muitas pessoas estarem procurando os meios de comunicação para acusar que o governo está desperdiçando dinheiro público em pornografia. A idade mínima continua 12 anos, mas os menores de 16 anos só podem assistir acompanhados de um maior.

4 comentários:

  1. Não é bem assim... A exposição já tinha estado em Regina e aparentemente não houve reclamacoes por lá: http://news.nationalpost.com/2012/05/16/educational-sex-exhibition-too-racy-for-ottawa-though-fine-in-regina/
    Agora, eu não levaria um filho de 12 anos e deixaria sozinho para assistir a apresentacao... Eu acho que esse é o tipo de conversa para se ter desde cedo em casa. E a maioria das reclamacoes é porque esse museu aqui em Ottawa é basicamente para crianças, a maioria delas com muito menos de 12 anos. Minha filha tem quase só 1 e meio e estamos sempre por lá.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pati,

    Interessante está reportagem, então a questão não é com os anglofônicos, e sim talvez o puritanismo dos Ottawans. Que você acha?
    Não sei muito da população de Regina, mas creio que a mistura com indigenas é maior, e isso geralmente deixa a população mais aberta.
    Quanto aos quebequenses, está é fácil depois de anos e mais anos de controle de ferro da igreja católica, hoje eles permitem quase tudo, e sexo é muito liberado. (acho que até demais para minha opinião!)

    Bom tarde para você!

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo, o pessoal de Ottawa é bem conservador. E, adicionado a isto, um ministro do nosso querido governo conservador resolveu botar a boca no trombone no parlamento... Reclamou à beça, falou um monte e tal, lógico que saiu na imprensa... Mas, realmente, não tinha pensado nisto, no fato de que o Museu de Ciência e Tecnologia de Ottawa recebe mais um público infantil... Porém, o ministro não reclamou disto não rs!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...