terça-feira, 19 de novembro de 2013

Porque o Canadá?

Salut tout le monde,

Hoje estou me sentindo... Confusa, mesmo um pouco receosa em relação ao Brasil e muito reflexiva sobre o Canadá. Algumas colegas do trabalho vieram me comentar sobre novidades do Brasil, para minha surpresa, sabiam de muita coisa (infelizmente na maioria coisas ruins, tristes e mesmo vergonhosas), principalmente relacionadas à política, distribuição de riquezas e qualidade de vida (Sem novidades para a maioria dos brasileiros).

Elas mesmas encontraram a resposta para uma das perguntas mais comum que um imigrante responde quando chega aqui: - Mas por que você escolheu o Canadá e, deixou o seu (maravilhoso e quente) país, para viver aqui? 

Como isso? Vou explicar...

Na realidade, falaram de muita coisa que nós brasileiros já sabemos, mas citaram até coisas que eu mesma não sabia, novidades, já que optamos, eu e marido, por não assinar a globo, record ou qualquer outro canal brasileiro no exterior. (até demos dica de não pagar pela TV à cabo aqui), e também evitamos de entrar na net e ficar somente em sites de língua portuguesa. Não que sejamos alienados em relação ao Brasil, mas estamos em imersão em outra língua, cultura e sociedade, e preferimos assistir a TV local, ler o jornal daqui, e direcionar nossa atenção mais para cá, do que para milhares de quilômetros mais ao sul. 

Mas, voltando aos comentários das canadenses, elas me falaram da:

1 - Corrupção generalizada, que atingiu todo o país, e principalmente os três poderes... 
(não é novidade, já faz tempo que está assim e, na minha opinião parece que está piorando... curioso é isso estar sendo divulgado no exterior, espero que continue, e que isso ajude no processo de mudança...Lula e os mensaleiros são notícia.)

2 - Da condenação de políticos pela maior Corte do país, ser algo raro e, uma novidade. Mas que está também está corrupta, e que mesmo após um processo terminar, e não se ter mais direito de recursos, podesse conseguir reabrir um caso, e inocentar alguém comprovadamente culpado, a famosa pizza (inconcebível para o canadense, e deveria ser para nós também ).  
(não sei de onde tiraram tanta informação, disseram que está mesma corte, não condena praticamente ninguém, político, e as outras instâncias do judiciário brasileiro estão com vários casos claros de falta de imparcialidade e equisdistância... O pior de tudo, depois de umas rápidas atualizações, minha, parece que a informação procede, o Supremo brasileiro praticamente nunca condena político... E a probabilidade dos mensaleiros curtirem uma pizza, está bem possível ainda...)

3 - Roubo e superfaturamento da coisa pública, desvio de dinheiro e obras inacabadas...
(Não é novidade, faz tempo, mas parece que com a Copa e Olimpiadas ganhou maior repercusão mundial, sem falar dos valores que estão aparecendo, maiores que o da Alemanha e Africa do Sul juntos e, isso chama muita atenção... Afinal o Brasil, já se sabe no exterior, não é pobre, mas sua maior parte da população é)

4 - Violência descontrolada e sociedade refém do medo...
(E olha que eles não entenderam nem a metade da história, pensam que isso é localizado, dentro de favelas ou guetos. Quando na realidade, está em praticamente todos os lugares do país... Sem falar em flanelinhas, trombadões, traficantes de drogas, ladrões que vão de encontro com você mesmo dentro de presidios de luxo como Alphaville. Carros blindados, escolas blindadas, seguranças para tudo e em todo lugar, casas que parecem bunkers, e isso tanto na cidade, como cada dia mais perto das cidades interioranas...)

5 - Infraestrutura deficiente e limitante ao crescimento econômico...
(Provavelmente, viram algo sobre a falta de estradas, ferrovias, portos, aeroportos e qualquer coisa a mais ligada aos eventos: copa e olimpiadas... Imaginem, se descobrissem, que isso vai muito além disso, e que faltam coisas básicas, como escolas, saúde, pavimentação, saneamento básico, segurança pública, etc...)

O Canadá está longe de ser perfeito, mas está muito melhor representado politicamente que o Brasil. Crimes, de um modo geral são mais raros e, corrupção é algo milionário, e por isso mesmo raro também... (tente subornar um guarda ou funcionário público nestas bandas... provavelmente você irá preso), mas a maior diferença é seu povo... Que não aceita passivamente a corrupção, a vadiagem, a vantagem, que cobra, que pensa no coletivo e não só no individual... O Brasil perdeu isso, mas espero que reencontre!


Veja também:




3 comentários:

  1. Sou brasileira, estou ha 2 meses aqui em Ottawa e muito de mudar para ca. Gostaria de conversar com vcs.

    Vcs tem um email para gente conversar?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariane,

      Fique a vontade para perguntas, se souber ajudar farei com prazer:
      canadatotal@gmail.com

      Excluir
  2. Também já ouvi esse pergunta,Por que o Canadá???

    Dá para fazer uma lista, porém não existe país perfeito, e sim aqueles que respeitam os seus população e lhe proporciona qualidade de vida e segurança. O nosso querido Brasil ainda está um pouquinho distante desse momento!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...