quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Adoção de greyhound no Québec

Bee with Poncho

Salut tout le monde,


Gente, essa semana vi uma reportagem que me deixou muito, mas realmente muito triste. Era sobre a infeliz vida dos cães de corrida greyhound ou lévrier em francês, para quem não sabe são aqueles cães compridos e velozes que correm muito, a aceleração deles vai de 0 a 70km/h em 3 segundos. E por isso, eles são os cães mais usados em corridas nos EUA, Irlanda e Austrália, até aí sem novidades.

O que eu não sabia era como era a vida deles fora da corrida, pensava eu que seria algo próximo a vida dos cavalos de corridas, uma vida boa, geralmente com muita atenção do proprietário e mimos as vezes. Ledo engano, os cachorros são criados sem maiores cuidados, confinados em gaiolas quase todo o tempo, sem ensino ou sociabilização ou contato social com famílias humanas e no geral se alimentam de carne crua, algo inadequado para cães urbanos. 

Como eles têm uma carreira muito competitiva, existe toda uma industria de produção de campeões, nesse caminho muitos filhotes são gerados e os mais lentos são rapidamente descartados na maioria das vezes por eutanásia, eles começam a correr profissionalmente aos 18 meses, e mesmo os campeões não fogem dessa sina, pois a carreira no geral é muito curta, entre 2 à no máximo 5 anos, para um cão que deveria viver entre 7 à 10 anos, morrer com menos de 4 meses por que é alguns segundos mais lentos que o mínimo exigido é uma crueldade sem palavras. 

Ao Québec, um dupla de bons samaritanos se compadeceu dessa triste sina, e criou a SOS Lévrier du Québec, para salvar os cães da eutanásia certa que eles estavam destinados, sua associação já salvou mais de 600 cães, a maioria vindas dos EUA. Shirley Smith uma das fundadoras do SOS Lévrier du Québec, disse que caiu amorosa pelos greyhound's logo aos primeiros contatos com a raça. E que apesar de parecer precisar mais de exercícios que os outros cães, na realidade isso não ocorre, e que devido aos seu temperamento dócil e estilo calmo, são cães que parecem muito com o estilo de gatos, e no geral latem muito pouco.

Penelope with Bentley 



Para adotar um, o interessado pode entrar em contato com a SOS por telefone ou e-mail, irá receber a visita de um representante que irá analisar a família de acolha, e também irá analisar os cães disponíveis para uma melhor integração, existe uma contribuição minima de 350$ cobrada para ajudar a cobrir as despesas veterinárias, todos os cães são entregues esterilizados e vacinados. O que eles mais pedem é carinho e paciência, pois devido a vida que eles levavam antes, são cães que não sabem interagir com humanos e devem aprender tudo, desde pedir comida até subir e descer uma escada. 

Uma observação é importante, devido a se alimentarem de carne crua, e correrem para pegar pequenos animais, esses cães em especial (não toda a raça) são desaconselhados para famílias com crianças menores de 5 anos, pois eles podem pensar que a criança é uma caça.


Greyhound Rescue Québec / SOS Lévriers Québec
CP 46512 – C.O.P. Boul. St.Jean R.P.O.
Pierrefonds, Québec
H9H 5G9

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Dá mais pena ainda quando vemos o tanto que eles são dóceis e até mesmo medrosos, é de partir o coração o que essas pessoas fazem com está raça...
      Abs...

      Excluir
  2. eu tenho muita vontade de adotar um, mas ainda nao tenho casa e no cafofo minusculo nao rola, é proibido au-au ...

    eles sao muito fofos, conversei com a turma dessa associaçao uma vez e eles fazem um trabalho super legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora já temos pets, e não podemos pegar mais um, mas já decidimos que no futuro, quando formos ter outro será um desses. O ideal agora é boicotear essas corridas e não incentiva-las de forma alguma.
      Abs...

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...