quarta-feira, 26 de março de 2014

Quem paga pelas calçadas em Gatineau?

Salut tout le monde,

Trottoir d'or à Gatineau... De la Rue Augusta à Saint-Raymond coûtera prèsque 1.000.000 $.


Está pergunta é interessante, ainda mais se você pensa em comprar algum imóvel na cidade: Quem paga pelas calçadas em Gatineau? 

a) o dono do imóvel / terreno
b) a prefeitura

Se você respondeu letra A, parabéns você acertou, mas se você escolheu a letra B, você também acertou. Mas, espere um pouco o sistema é misto, se é assim porque não avisou desde o começo. Com uma opção C para ambos. Heim?

Bem, não coloquei a opção C porque ela não era prevista, mas vou explicar a história com maiores detalhes. A cidade de Gatineau se diz uma cidade verde, ecológica, mas que não respeita os pedestres.

Isso, de acordo com algumas associações de moradores, que entraram com reclamação de falta de calçadas na cidade. (E nisso tenho que concordar, a cidade é feita para quem tem carro, depois para ciclistas, depois para o transporte público, que não é dos melhores, e por último para os pedestres, esses sim castigados, tanto pelo frio, como pela falta de calçadas)

O problema é sério, pois se não existe calçada, muitas vezes a prefeitura simplesmente coloca uma placa de proibido pedestres, e você fica ilhado sem poder passar em alguns trechos, e se tentar pode ser multado, ou até fichado e ter sérios problemas futuros no Canadá, e mesmo no seu processo de obtenção de cidadania, (um dia conto a história de um conhecido, que foi multado por isso aqui na cidade) tendo que fazer grandes desvios para conseguir chegar em algum lugar à pé, que estava tão próximo, mas que devido ao desvio termina sendo longe. 

Outro problema, é a falta de respeito de alguns motoristas, que tiram fino das pessoas em ruas sem calçadas, e volta e meia tem um atropelamento. (E antes que alguém pense ou diga que isso não existe aqui, digo e repito que já passeia alguns belos sustos aqui por isso, pois onde trabalho para chegar passo por umas três ruas que não possuem calçada nenhuma, e o marido conhece uma cliente no seu trabalho, que foi atropelada nesta situação aqui na cidade)

Ok, a prefeitura acolheu a reclamação e começou a construir as calçadas pela cidade, as construtoras foram orientadas a só entregarem casas novas ou prédio com calçada (o preço está sendo adicionado ao valor dos contratos anteriores e já deve ser embutido nos novos), os proprietários de casas foram gentilmente orientados a construírem suas calçadas que faltavam em um tempo X, ou a prefeitura iria construir e mandar a nota da despesa mais uma multa para os esquecidos, e assim a cidade começou a melhorar.

Nas avenidas principais e principalmente no centro velho de Hull novos planos de urbanizações foram elaborados, e postos em obras,  preços absurdos, (bem estilo Québec, obras provavelmente bem faturadas, etc...), meio-fio de granito, isso mesmo GRANITO, lindo, mas muito caro, lampadários neo-clássicos, realmente foram feitos algumas calçadas lindas, principalmente no centro da cidade, porém o orçamento da cidade não previa este gastos todos, e o que aconteceu? Deficit de 10 milhões de dólares. 

Bom, um detalhe foi mal previsto pela prefeitura, a maioria dos terrenos da cidade ainda são públicos, e nesse caso, como cobrar do proprietário? Se o proprietário é a própria prefeitura. Sim, políticos são muito parecidos em todo os lugares do mundo, faltou dinheiro? Sem problema, resolveram criar uma taxa extra. A Taxe d'Amélioration Locale

E aí, todo mundo começou a reclamar, e o debate pegou fogo, pois se o contribuinte já é obrigado a pagar pela sua calçada, correndo risco de multas, se ela faltar ou quebrar e não for reparada. Ele não gostou de saber que vai ter que pagar pela calçada da prefeitura, uma vez que já paga outras N taxas e dentro dessas já, pelo menos deveria estar contido, a previsão da construção e manutenção das calçadas na cidade.

Agora, as associações de moradores estão orientando seus filiados a não aceitarem ou mesmo pagarem a nova taxa, e a entrar na justiça contra ela em ações coletivas. E quem sofre mais com tudo isso? Sim, o coitado do pedestre, que além de frio, dificuldades e restrições de acesso, continua sem muitas calçadas.    

2 comentários:

  1. Aqui em Winnipeg no inverno a cidade só limpa as ruas e as calcadas de downtown, na minha rua, quem faz a limpeza das calcadas é um morados, todo mundo paga um quantia para ele, bem baratinha, e ele vem com um mini carinho que limpa as calçadas

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    Respostas
    1. Aqui a prefeitura limpa as ruas, praticamente todas, mesmo as mais afastadas.
      Agora calçadas, é os moradores que devem limpar, a prefeitura só limpa de áreas públicas. E se você não limpar, pode ser processado. =S

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