Gente,
Chegando mais um feriado importante para os quebecois, 24 de junho (festa nacional "fete nationale") e sai um monte de criticas contra o sistema de vida destes, e principalmente direcionado a lingua de Moliere.
Incrivel como os anglofonicos insistem em dizer que o frances e uma lingua morta, por isso a expressao: o frances e um cadaver quente. (desculpem a falta de acentos, laptop novo ainda nao configurado)
O problema ou a insistencia, e que eles dizem isso a mais de 50 anos sobre o frances, e ele ainda esta ai, em bom e alto tom para quem quiser ouvir ou nao.
C' est la vie, c' est pas facille laisser tomber une langue!!
Aqui em Manitoba, tem a comunidade francofonica, aqui em Winnipeg, tem um bairro frances, todas as placas, lojas, bancos, ruas, tudo mesmo está em Frances e Inglês, vc escuta bastante frances neste bairro, tem museu em Frances, e a Unviversidade de Saint-Boniface (cursos tudo em frances) a provincia de Manitoba tem várias comunidades francofonicas, e para imigrar pela provincia de Manitoba vc pode compravar idioma em Frances que vc é elegivel. Eu conversando com uma amiga, ela disse que sua irma mora em Montreal, trabalha em uma ótima empresa, eu perguntei, pq você nao se muda para Montreal? Ela me disse, -Eu não falo francês, teria que aprender primeiro, para depois me mudar. Acho que por isso que a Provincia é chamada de Friendly Manitoba,
ResponderExcluirSobre o restante do Canada, eu nao sei o que eles pensam sobre o frances e o Quebec.
William,, principalmente em Montreal e Gatineau, você pode viver somente em inglês. Aqui já conheci muita gente somente anglofonica, não fala nada de outro idioma, e tão de boa!!
ExcluirAgora se for para o interior do Québec, aí muda muito, o povo não fala quase nada de inglês ou você solta o francês ou fica na mimica. :)