Lixeira em francês...
Prefeito Poubelle |
Salut tout le monde,
Poubelle: significa lixeira em francês, simples assim.
Mas, a história é bem mais longa do que isso, pois na realidade Poubelle é o sobrenome de um antigo político francês, Eugène Poubelle, que na época da grande cólera na França, século XIX, determinou que os dejetos produzidos pelas cidadãos deveriam ser separados em repositórios próprios, sendo um para perecíveis, outro para papéis e tecidos e, um último para vidros. Modelo, este que é seguido por várias cidades pelo mundo ainda hoje em dia.
Isso tudo, bem delimitado com medidas específicas de tamanho e volume para os "réceptacle à ordure ménagères" - receptáculos de dejetos domésticos (tradução livre do que deveria ser o nome da lixeira de acordo com Poubelle), além da obrigatoriedade da tampa, e caso alguém alugasse um imóvel, a disposição destas como obrigação do proprietário, juntamente com isso ele determinou a coleta regular.
Claro que, o custo dessas mudanças foram repassados para a população, que recusou as mudanças e, principalmente as novas taxas. Apesar da indisposição dos moradores, a lei venceu, e foi implantada com inúmeras dificuldades e problemas, tais como rápida degradação das lixeiras, há falta de reposição destas, coleta irregular, etc... Algo que só iria ser verdadeiramente superado depois da Segunda Guerra Mundial.
Enfim, apesar das dificuldades e recusas as lixeiras mostraram sua importância para a saúde da cidade e de sua população. Porém, o modo inicial e pejorativo como as lixeiras eram chamadas no processo de implantação, o sobrenome do prefeito: Poubelle, ficou permanente na língua francesa como sinônimo ou melhor como o nome próprio da lixeira em francês.
Curiosidades:
- Poubelle foi responsável por implantar a obrigatoriedade do tratamento da água potável em Paris, onde os moradores deveriam beber água somente filtrada;
- O termo Poubelle virou sinônimo de lixeira oficialmente em 1890, sendo registrado no Grande Dicionário Universal do Século XIX;
Veja também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário