segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Segurança no Canadá e no Brasil: vamos comparar?

Salut tout le monde,
Ottawa: fachada do museu da guerra 

Segurança no Canadá e no Brasil um comparativo.

Bom, resolvi postar minha opinião sobre à questão de segurança em Ottawa / Gatineau, principalmente depois dos inúmeros e-mails e mensagens que recebi da família e amigos mais próximos, preocupados com a nossa segurança aqui na cidade, depois dos atentados terroristas recentes, já tinha falado um pouco sobre essa tópico de segurança em Gatineau antes neste post: Gatineau é uma cidade segura, e resolvi postar mais agora, com uma mistura de raiva e tristeza, por falar nesse assunto tão sério, e que geralmente evito falar no nosso blog. Então já deixo claro, que esse post é diferente, longo e escrito por uma mulher em TPM das brabas.

Depois, de escutar inúmeras vezes para voltarmos para o Brasil, pois aqui também está perigoso, e se é para estar em perigo de qualquer forma, melhor estar próximo da família e amigos. Resolvi, deixar claro alguns pontos e diferenças, entre o Brasil e o Canadá. Como muitos sabem, nosso blog, é "meio" anônimo, pois os amigos e familiares sabem que é nosso, mas pedimos que evitem de postar nomes e imagens, para resguardar nossa privacidade. E evitar, repetir estresses passados em experiências mais abertas.

Primeiro, o Canadá é, e continua sendo um dos lugares mais tranquilos e calmos do mundo ocidental, esses atentados são casos isolados, de extremistas, e não foram nem direcionados a população como um todo, vivemos em casa que não possuem cercas na maioria dos casos, e grades são proibidas por lei. Enquanto que no Brasil, sair de casa é um risco constante, por corrermos risco de sermos assaltados na saída de casa, dentro de casa ou na volta para casa, com ladrões armados entrando dentro da sua fortaleza casa, fazendo inúmeras barbaridades, além do simples roubo.

Mas, sempre tem um mas, sempre vão existir aqueles que irão dizer existem os apartamentos e condomínios fechados de casas, sei disso. E sei também, que eles estão na mira dos ladrões, que existem inúmeros casos de invasões, e assaltos dignos de filmes de aventura, com ladrões invadindo condominíos com truques de disfarces de entregador de pizza, remédios, prestador de serviços diversos como antena, cabo, telefone, água, luz, correio, etc... Até carro da polícia clonado, com ladrões vestidos de políciais para assaltar, anda tendo no Brasil, agora me diz, parece ou não coisa de filme?

E os ladrões alpinistas? Não conhece? Existem, cada vez mais casos de pessoas que foram assaltadas, dentro de seus apartamentos lá no quarto, quinto andar por ladrões que escalaram o prédio, com ou sem auxílio de material de alpinismo, coisa de filme, né! Mas não, realidade de nosso Brasil atual. Ele podem, assaltar um só apartamento ou abrir todo o prédio para os comparsas fazerem um arrastão completo, escapando um ou outro partamento que tem portas e janelas blindadas, e as mantêm fechadas. Veja, só há que pontos chegamos, você me compra um apartamento no vigésimo andar, e tem que manter as janelas fechadas ou semi-abertas por risco de assalto, acho que nem em Bollywood.

Quem tem dinheiro, se blinda, literalmente. Estou falando de casas blindadas, carros blindados, portas e janelas dos imóveis blindados, muros blindados, etc... Há, exagero seu! Alguns vão dizer. Exagero nada, o Brasil, país de contrastes, é um dos maiores mercados de blindagem do mundo, e uma coisa que me surpreendeu, foi ver muros e paredes blindadas, com estruturas de chapas de metal, para evitar balas, e também para evitar à quebra das paredes para invasão, sério, isso é verdade, os ladrões quebram as paredes para invadir os imóveis, coisa de hollywood ou como diz o marido, as casas de rico no Brasil são feitas para suportar uma invasão zumbi. 

O Brasil também é um dos campeões em quantidade de helicópteros, é, quem tem dinheiro, não pega trânsito, e nem tem medo de bala perdida. O suprasumo dessa sociedade, são os prédios de alto padrão com elevadores de carros, onde você entra com seu carro blindado, literalmente dentro do seu apartamento blindado, não importa se você mora na cobertura ou no térreo. Coisa de Dubai? Não, Brasil mesmo, mas poderia ser em Dubai, com há diferença que em Dubai poderia trocar a blindagem por mais ouro nas torneiras. E quem não é super rico? Como fica?   

Quer mais? Uma amiga foi atropelada ontem, na faixa de pedestre, de dia, e quem atropelou fugiu, ela teve as duas pernas quebradas, fraturas de costelas, escoriações diversas, e por milagre não foi algo pior, seu relato é de que a pessoa pareceu realmente querer passar por cima dela, pois estava distante e tinha espaço para mudar de faixa, sendo assim, sua impressão pessoal é que a pessoa aumentou a velocidade, e não mudou de faixa com o intuito de à fazer correr, como ela não conseguiu, terminou por ser atropelada. 

Isso, de motoristas jogarem o carro em pedestres, acontece muito no Brasil, pessoas doentes e estressadas que descontam suas raivas e frustações em um trânsito doente, de uma sociedade doente, quase custou a vida de uma amiga, e sem dúvida já levou muitas outras. Enquanto no Canadá, o trânsito é algo sério, onde o pedestre tem seu espaço e direito respeitado, claro também tem suas responsabilidades. Aonde, as placas de PARE, são realmente para parar, e não um enfeite de esquina, como no Brasil.

Mas, como mudar isso? Se no Brasil, as pessoas tem medo, de parar no semáforo, na placa de pare e até na hora de estacionar, pois existem ladrões de todo tipo, lhe espreitando para tomar o que é seu, são assaltantes em motos, em outros carros, à pé, disfarçados de flanelinhas ou simplesmente ladrões mesmo. 

E por falar em flanelinha, se existe uma coisa que não gosto no Brasil, é há inércia das autoridades frente a esse pessoal, querer me convencer que isso é profissão, que faz parte da sociedade, é o cúmulo. Primeiro, que se eles se dizem "prestadores de serviços", eu deveria querer o serviço, e não ser coagida a pagar por um serviço de "olhar" meu carro. Segundo, que sou forçada a pagar adiantada, por um "serviço" que não tem garantia, pois se meu carro for danificado ou roubado, ele some ou se ainda estiver lá, diz que não pode fazer nada. E aí? Vai fazer o que? Terceiro, que eles cobram o tanto que querem, ao ponto de terem a coragem de cobrar mais do que 100 reais em determinados locais, que estão em dia de eventos ou shows cheios, além de mudar de preço pelo seu carro e pela cara do "cliente". Haja, paciência!

Vou tentar fechar o post, está difícil! Mas, quero deixar claro, que aqui posso sair, quando quiser, na hora que quiser, literalmente. Isso, funciona assim, se quiser passear com minha cadelinha as 3 da manhã, com meu celular na mão, faço isso tranquilamente. Claro, que não vou passear em locais, mal iluminados ou ermo. Mas, posso passear, sem medo. Posso sair, ir em restaurantes, clubes, parques, pracinhas, fazer piquenique, acampar, nadar no rio, ir na praia, sem medo de arrastões, de ladrões, de flanelinhas ou simplesmente dos preços do lazer, um outro problema do Brasil, que deixo para estravazar em outro post. 

Beijos e obrigado pela paciência!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...