terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Hábitos alimentares canadenses... (curiosos)

Salut tout le monde,


Nem sei se esse é o primeiro post de 2015, acho que é, então desejo feliz 2015, para todos os meus maravilho(a)s leitores. (sei que já está um pouco longe da virada, mas, vale assim mesmo! kkkk)

Sabe aquelas coisas, que você acha estranho, comenta uma vez, duas, três, depois percebe que não tem jeito mesmo, que é cultural do lugar, e vai passando, até uma hora que você nem liga mais, ou que até já acostumou, e anda também fazendo sem maiores comentários. Pois é,  nesses últimos dias, me peguei pensando nisso, e fiz um top 5 de coisas estranhas daqui do Canadá, que já quase nem estranho mais, e gostaria de comentar ainda, pois é no mínimo curioso. 

Poderia, falar das casas, de roupas, de hábitos de limpeza, etc... Mas vou comentar somente sobre alimentação.

1 - Molho barbecue: já conhecia esse molho antes de vir morar no Canadá, alguns amigos no Brasil gostavam, mas nenhum comia na quantidade e variedade de pratos como aqui. Detalhe, não gosto muito dele, mas quase tudo, que tenha carne por aqui vai ser temperado com ao menos uma bela quantidade desse molho, que eles usam para marinar as carnes, no prato pronto, e ainda na mesa como molho extra. Tem gente que come até na salada, sem falar com batata frita, o talvez prato mais famoso do Canadá, a Poutine.

2 - Molho apimentado, certeza, que se sua comida não vier à la sauce barbecue, ela terá grande chance de ser apimentada, podendo ser de pimenta jalapeno, pimenta do reino, ou ainda na opção sauce barbecue picante. Sem problema, adoro pimenta, mas é estranho a forma como muitos temperam a comida, parece que escolhem um molho, e pronto, é só aquilo.

3 - Sal, que não salga. Esse sal do Canadá, me fez errar de ponto várias vezes, até um amigo me explicar o segredo dele, diferente do sal encontrado no Brasil, o sal vendido aqui, na maioria das vezes, é de dissolução lenta (porque? Não sei, mas depois de entender isso, não salguei mais nada. kkkk) O sal do Brasil, você salpica, e prova, já sabendo se está no ponto ou não em segundos, Já o daqui, você salpica, e mexa bem sua panela, e depois de uns 2 minutos prove, assim o sal já dissolveu, se provar antes vai pensar que o sal não salgou e colocar mais, e terminar por salgar a comida. Essa regra, serve também para o açucar. demora para dissover e adoçar.

4 - Pizza e macarronada sem maionese ou ketchup, não usam e acham super estranho quem usa. E alguém pode perguntar. comem com o que? Com azeite como na Europa? Não, a resposta é: Pizza com molho de salada, sério pessoal, O povo simplesmente adora pizza com molho de salada, o molho vem em uns potinhos, e o povo come como se estivesse passando um pedaço de pão em um vinagrete. No mínimo curioso, e não ainda não me acostumei 100% há isso, mas as vezes como também, à la canadense. =)

5 - Doce, doce, e mais doce. As comidas, normalmente não são salgadas (exceção aos fast-foods), mas, facilmente são doces. Não estou falando, de doces e gulosemas, e sim de comida do tipo refeição, são pratos de vários tipos doces. E se você quer mais doce, então vai adorar as variantes com  xarope de bordo ou maple syrup, Tem biscoito, pão, e comidas de vários tipos, temperadas com ele, e são extremamente doces. Mas, o que mais me chamou atenção até hoje foi ver um molho de maple syrup, para comer com sushi... verdadeiramente curioso e bizarro, para meu paladar. 


É isso aí, depois coloco outras coisas!

Um comentário:

  1. Canada Total!!! Saudades do post de vocês!!!

    Feliz 2015!!!

    Eu compartilho do mesmo sentimentos com vocês, sobre o Barbecue sauce, praticamente todas as carnes tem, desde um simples Hot Dog, Hambuguer, até steaks, as vezes eu acho o sabor muito forte.

    Pimenta, OMG aqui tudo tem pimenta, mesmo se voce compra congelado, tem pimenta. rsrsrs

    Sobre o sal eu não sabia, lá vou eu fazer arroz a moda brasileira, coloco o sal, vou provar e continua sem sabor, mais um pouquinho de sal, sem sabor, dai qnd vc sente o sabor, salgado, rsrs.

    Vdd, eu tentei comei pizza com molho de salada, eu não gostei, ainda prefiro o Ketchup, rsrsrs

    abraços continuem postando.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...