quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Mais uma expressão francesa

Inspirada na descoberta de mais uma palavra em francês, sapateiro, como contei em outro post.
Continuei, usando a palavra, afim de melhor memoriza-la e, descobri essa expressão popular:

- C'est le cordonnier qui est le plus mal chaussé;

Em uma tradução direta seria: - É o sapateiro quem é mais mal calçado.

Que seria, equivalente ao nosso bom e velho:

- Em casa de ferreiro, espeto de pau...


À la prochaine...

Veja também:



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Sapateiro em francês?

Alguém sabia como se chama a profissão de sapateiro em francês, antes de chegar ao Québec? Se sim, parabéns. Se não, benvindo ao clube...kkkk
Detalhe do rasgo...

A história foi a seguinte, marido saiu e não sei como, e nem ele, conseguiu rasgar a bota de inverno dele. Chegando em casa, falei para ele comprar outra, ele disse que não precisava, que o inverno já estava indo embora e iria comprar só para o próximo inverno.

Mas, sempre tem um "mas", o inverno ainda não acabou, e para melhorar andou fazendo calor aqui na cidade e, como toda primavera (ainda não, mas foi bom para lembrar...), a cidade ficou um lameiro só. E marido, terminou por ficar com o pé encharcado, pois a bota rasgada permite a entrada de água e lama.

Ok, marido ficou convencido da necessidade de comprar a bota o mais rápido possível, e saimos atrás das botas... Porém, as lojas já venderam tudo, sumiram as coisas de inverno, já tem churrasqueiras e redes para vender, e de botas só encontramos números encalhados, muito grande ou muito pequeno, e modelos estranhos ou no mínimo de gosto ultra duvidoso.

E agora? Village du Valeur? Ok, pode ser, fomos lá. O detalhe dessa loja, é que você nunca sabe o que vai achar lá, e se vai achar o que quer, nesse dia nadica de nada de botas...

E agora? Comentando a situação com uma amiga canandense, ela disse para levar a bota em um "cordonnier". Heim? Cuma? Não entendi, explica de novo! E a amiga, disse leve em uma cordonnerie, de preferência uma que trabalha com material de segurança do trabalho. Há tá, entendi segurança do trabalho, mas continuava sem entender o que era cordonnier. Ela com paciência, explicou que era uma pessoa que concerta sapatos ou seja um sapateiro. Mas, eu não conhecia a palavra, e nunca imaginei que iria ainda encontrar um sapateiro ativo por aqui, então acho que não queria entender ou aceitar à explicação.

Uma rápida, zapiada na net e, descubro que é mesmo, o bom e velho sapateiro. Juro, que pensei que essa profissão estivesse extinta por essas bandas, já que vejo sempre o povo jogando fora os sapatos de uma estação para outra e, muitas vezes ainda praticamente novos, então sapateiro para que, pensei eu! 

Puro engano, existem vários sapateiros na cidade, alguns especializados em determinados tipos de sapatos, alguns que produzem peças exclusivas, outros especializados em calçados de trabalho e segurança, e outros em reparação de peças de alto nível... Ok, vale a máxima, vivendo e aprendendo. Aprendi que a profissão de sapateiro em francês é cordonnier, e cordonnerie é sapataria, e isso ainda está bem vivo no Québec.

Veja também:






segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Halo 5 somente em 2015

Hi there, 

Halo 4 - Xbox 360
Hoje estava, eu estressada por estar engordando muito nesse inverno, passando por uma TPM daquelas, e claro, querendo conversar com o marido, que estava com um amigo jogando video-game e falando sobre o atraso no lançamento do jogo Halo 5... (Aff, cada um com suas preocupações, eu quase infartando por causa da balança, e da TPM, e eles preocupados com o tal de Master Chief...)

Bom, pelo jeito o pessoal fã da saga Halo da 343 industries e Microsoft Studios, vão ter que esperar mais um pouquinho pela tão esperada continuação Halo 5 no Xbox One, um sucesso no Canadá e EUA, acredito que no Brasil também, isso para tristeza de milhares de fãs e do marido também, que gosta muito desta série. 

Faz alguns dias, correu a notícia de que o jogo só iria ser lançado em 2015, informação essa obtida de uma declaração do interprete do Master Chief , Steve Downes, ao site Gamezone. (o link está aqui, mas em inglês), porém, vou deixar um resumo da história.

Não, se sabe porque, se propositalmente ou não o dublador do Master Chief, soltou uma bomba, afirmando que Halo 5, somente em 2015, a Microsoft correu para desfazer essa declaração, mas a declaração estava registrada, e assim o pessoal da Gamezone soltou a informação do atraso do lançamento, mesmo com o pedido da Microsoft para não fazê-lo.

Em síntese, se isso foi jogada de marketing, um deslize do Steve ou mesmo um mal entendido, o que sabemos é que, pelo visto Halo 5, somente em 2015, mas não fiquem triste, o Xbox One deve ganhar ainda em 2014, uma versão do Halo 2, edição de aniversário pelos 10 anos da série.

Veja também:



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Chauffez vert, e o aquecimento à óleo

Salut tout le monde,
Mazout


Está semana, ficamos surpresos ao descobrir que a casa de uma família amiga, é aquecida por óleo combustível, que eles chamam de (mazout), ficamos na dúvida se esse produto é querosene ou óleo combustível pesado. De qualquer forma, foi uma surpresa, saber que ainda existem milhares de lares que utilizam este tipo de sistema de aquecimento no Canadá e, também no Québec.

Ainda mais, sabendo que o Québec é a maior potência energética do Canadá, quando falamos em energia elétrica renovável, já que a Hidro-Québec têm quase todo o seu plantel energético proveniente das hidro-elétricas.

Pesquisando um pouco sobre o assunto, descobrimos que o governo do Québec quer diminuir ao máximo este tipo de sistema de aquecimento dos lares da província, e por isso lançou no final de 2013, o programa Chauffez Vert, que é uma ajuda financeira para a troca do sistema de aquecimento à óleo por um elétrico ou à energia renovável. Sendo que o sistema antigo deve ser desmantelado, impossibilitando uma reutilização por outros. Está ajuda, pode chegar a $1.525.

Descobrimos também, que as casas aquecidas por mazout são em média 30% mais caras para segurar, pois os riscos de incêndio são muito maiores nestes sistemas, além de que a manutenção é mais difícil, pois é complicado detectar fugas e vazamentos, e fazer a reparação é também um trabalho complexo.

para saber mais: http://efficaciteenergetique.mrn.gouv.qc.ca/mon-habitation/chauffez-vert/

Veja também:



terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Dicas de como ler melhor

Ler melhor, é possível se você seguir algumas dicas.

Tenho feito o esforço de melhorar a capacidade de leitura, pois as vezes sinto que não estou conseguindo reter as informações que devo obter através da leitura, sei que ler em outros idiomas requer mais atenção e concentração, além de paciência para buscar vocabulário, mas as dicas servem para qualquer idioma, até mesmo o nosso maternal. Então, vamos lá:

1 - Concentração: se vai ler, se concentre na leitura, e somente nela. Nada de ficar pensando no final de semana, no paquera, no jantar ou qualquer outra coisa...

2 - Crie um ambiente propício para a leitura, um lugar tranquilo, com boa iluminação e silencioso; (não recomendo ler deitada, no meu caso da sono.)

3 - Crie o hábito da leitura, nada de ler um livro por ano, um bom leitor sempre estará lendo...

4 - Leia primeiro aquilo que você gosta, mas não renegue aquilo que você precisa ler também, varie a leitura, caso ache difícil manter somente uma leitura mais complexa...

5 - Se possível, leia em voz alta, muitas pessoas conseguem aumentar bastante sua capacidade de absorção com está técnica... (não funciona para todos.)

6 - Procure aumentar seu conhecimento de mundo, isso irá expandir sua capacidade de entendimento, vocabulário e facilitar o processo de aprendizado e retenção do saber...

7 - Frequente bibliotecas, livrarias, descubra novidades, aceite e peça sugestões de livros, mantenha o interesse em leituras vivo... 

8 - Tente não interromper sua leitura, se esforce para ler ao menos um capítulo ao completo, evite ficar relendo, isso corta a linha de raciocínio... 

9 - Use um marca-texto, para saber onde continuar sua leitura, e tente não se demorar muito para retornar, quanto mais tempo passar, mais perca de informações e contexto podem ocorrer, o que dificulta o entendimento total...

10 - Partilhe seus novos conhecimentos, fale sobre o que aprendeu com alguém, entre em fóruns, ensine ou seja utilize o que aprendeu...

Veja também:



quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

TimsTV a nova aposta do Tim Hortons

Salut tout le monde,
TimsTV coming soon

A rede de café Tim Hortons está completando 50 anos, e em sua comemoração vai lançar o TimsTv, um canal interno, que irá apresentar notícias, programas, esportes e variedades em todos os seus pontos de venda, os administradores da rede acreditam que isso é uma ação que mostra a modernização que a cadeia vem buscando nos últimos anos, como quando eles lançaram as redes sem fio gratuitas nos seus restaurantes, e essa ação vai ajudar a fidelizar ainda mais seus clientes.

A rede Tim Hortons, para quem não conhece ainda, (ou seja provavelmente ainda não pisou no Canadá) é uma das franquias de maior sucesso na área de alimentos do Canadá, e esteja tão fortemente identificada como canadense, assim como o Mc Donalds está para os EUA. Em 2012 a rede contava com 2000 unidades e, agora está com aproximadamente 2200, e continua em grande expansão. 

Veja também:



Novas regras para obter cidadania canadense

Novas regras para obter cidadania canadense, estão sendo propostas pelo governo federal. As mudanças buscam dificultar fraudes contra o sistema, aumentar a velocidade do processo e aumentar o poder de atuação dos envolvidos na análise dos processos.

Já fazia algum tempo, que a possibilidade de mudanças no critério de obtenção da cidadania canadense estava sendo debatido, apesar de que reais mudanças não ocorrem desde 1971. Muito se falou em mudanças radicais e duras, para conter fraudes e, também livrar o país de perigos relacionados a segurança nacional.

E hoje, o projeto de lei Bill - C24 Canadian Citizenship Act, foi apresentado. Vale lembrar, que isso é ainda um projeto de lei, mas que deve ser aprovado rapidamente, pois o governo tem maioria no poder, em síntese, as mudanças são:

- Em vez de 3 anos em 4, o tempo necessário fisicamente no Canadá passa a ser de 4 (1460 dias) em 6 anos, com a necessidade mínima de 183 dias em cada ano dos 4 que contam;

- As idades também mudam, sendo que pessoas de 14 anos já passarão pelo processo da mesma forma que adultos, hoje até 18 anos passava como menor, atrelado aos pais;

- Só ficam isentos dos testes de idiomas, francês ou inglês, pessoas com mais de 64 anos, atualmente o limite é 54 anos;

- Pessoas com antecedentes criminais estrangeiros, que já são residentes permanentes podem ser impedidas de obter cidadania, atualmente só é considerado o histórico no Canadá;

- As taxas do processo irão aumentar de $100 para $300, sendo que as informações oficiais dizem que hoje o valor é subdisiado pelo governo federal, e isso irá acabar;

- Os envolvidos na análise dos processos terão maiores poderes decisórios, e o Ministro de Imigração terá poder de suspender e retirar a cidadania de pessoas que agridam a soberania do Canadá;

- Uma vez inscrito no pedido de cidadania, o requisitante deverá esperar o processo terminar dentro do Canadá;  

O projeto de lei ainda, regula vários outros assuntos, como as consultorias de imigração, determinará maiores punições, com prisão e multa que podem chegar a 5 anos e/ou $ 100.000 para fraudadores. Além, de procurar fazer correções em aspectos anteriores da lei que gerou problemas passados.

Para quem é militar, e ainda Residente Permanente (casos raros), a lei sugere o fast-track ou seja o processo de obtenção da cidadania expressa.

Veja também:



sábado, 1 de fevereiro de 2014

Qual a melhor época para ir ao Canadá?

Salut tout le monde,


Nem só de inverno é feito o Canadá
Andamos sumidos, mas estamos aqui e, se Deus quiser logo, logo, estaremos mais ativos com o blog novamente. 

Bem, nesse post vamos falar sobre a melhor época para vir para o Canadá, e porque falar sobre isso? Iremos falar disso, pois é uma pergunta frequente que recebemos pelo  e-mail do blog que usamos aqui. 

Para tentar, simplificar e fazer diminuir esse tipo de pergunta, resolvemos responder de forma aberta e geral, aqui diretamente no blog, e.

Bem, a resposta é simples:

- Depende de você e, do que você quer fazer aqui. (Mas, como isso, que tipo de resposta é essa...)

Esse tipo, de resposta é a verdade, pura e simples. Não existe, uma resposta padrão, que sirva para todo mundo, não dá para comparar uma pessoa que vem passar férias aqui, e quer esquiar ou conhecer a neve (venha no inverno), com um outro que quer visitar seus amigos e/ou familiares, e quer fugir do frio ao máximo (esse deve vir no verão).

Já, aquele que quer economizar, indiferente da sensação térmica, deve fugir das altas estações, como podemos ver são inúmeras as variáveis, que fazem sempre a resposta mudar.

Conhecemos um suiço, que veio tirar fotos dos pássaros canadenses do inverno, com uma câmera com uma tele-objetiva que parecia aquelas de beira de gramado em campeonato de futebol, e procurando passáros que só vimos em revistas.

Então cada um com uma realidade. Assim, como aquele que vem imigrando, também tem sua realidade, aquele que não conhece o inverno canadense ou similar, deveria tentar chegar antes ou depois desse, para melhor se adaptar ao frio com mais calma e tranquilidade. 

Por fim, se você quer uma sugestão, prefiro o mês de outubro, não está muito frio, nem quente, chove muito pouco e, as cores do outono estão lá, para maravilhosas fotos.

Bon voyage!

Veja também:






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...