sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Québec et le vendredi 13

Salut tout le monde,
Sexta-feira 13


Le vendredi 13 au Québec, est-que c'est une date ordinaire ou pas? Encore lié avec beaucoup de supertitions? Oui, bien sur... Plus de chance? Certain, mais aussi de malchanse... 
(Aff, estou com dificuldade de escrever em francês hoje, então não sei se essas frases estão bem construídas, kkkkkk....Deve ser a sexta-feira 13 atacando meus neurônios.)

Bom, essa sexta-feira para muitos foi mais um dia, como qualquer um. Mas, para muitos ela foi uma sexta-feira 13, então o que isso significa para os québécois? Hoje tive a oportunidade de perguntar para alguns amigos e amigas do trabalho, e o que pude perceber é que para a grande maioria, essa história do 13 como data ou número de azar, é mais coisa dos ianques, lá nós EUA o 13 é considerado por muitos um número azarado, e uma das québecois me contou que sua prima americana, não concordou em ter bêbe neste ano com seu esposo, simplesmente para a criança não nascer em 2013, já no Canadá a maioria não acredita muito nisso, e no lado francês da América então, sexta-feira 13 é um dia como qualquer outro, e vamos trabalhar! kkkkkk

Na realidade, alguns até disseram que hoje, sendo à sexta-feira 13, então deve ser um bom dia para tentar a Loto-Québec, e talvez ficar um pouco mais rico ou mesmo milionário, em pleno sarcasmo com a possível ligação da data com o azar. Alguns nem sabiam que hoje era 13, sabiam que era sexta, mas não ligaram o 13.

Para alguns, católicos na maioria a data é creditada como à que Jesus foi cruxificado, (me falta certeza de fontes para essa afirmação.), e por acreditarem nisso pensam que a data é triste, mas não azarenta. Falaram também, que na última ceia era para ter 13 pessoas, mas aparece somente 12 pois Judas, já tinha saído para sua traição.  

No geral, o que pude perceber é que a maioria não liga para isso, e quanto mais nova a pessoa mais desligada disso.

Veja também:


  

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Lixeira em francês (Poubelle: origine)

Lixeira em francês...
Prefeito Poubelle

Salut tout le monde,

Poubelle: significa lixeira em francês, simples assim. 

Mas, a história é bem mais longa do que isso, pois na realidade Poubelle é o sobrenome de um antigo político francês, Eugène Poubelle, que na época da grande cólera na França, século XIX, determinou que os dejetos produzidos pelas cidadãos deveriam ser separados em repositórios próprios, sendo um para perecíveis, outro para papéis e tecidos e, um último para vidros. Modelo, este que é seguido por várias cidades pelo mundo ainda hoje em dia.

Isso tudo, bem delimitado com medidas específicas de tamanho e volume para os "réceptacle à ordure ménagères" - receptáculos de dejetos domésticos (tradução livre do que deveria ser o nome da lixeira de acordo com Poubelle), além da obrigatoriedade da tampa, e caso alguém alugasse um imóvel, a disposição destas como obrigação do proprietário, juntamente com isso ele determinou a coleta regular. 

Claro que, o custo dessas mudanças foram repassados para a população, que recusou as mudanças e, principalmente as novas taxas. Apesar da indisposição dos moradores, a lei venceu, e foi implantada com inúmeras dificuldades e problemas, tais como rápida degradação das lixeiras, há falta de reposição destas, coleta irregular, etc... Algo que só iria ser verdadeiramente superado depois da Segunda Guerra Mundial. 

Enfim, apesar das dificuldades e recusas as lixeiras mostraram sua importância para a saúde da cidade e de sua população. Porém, o modo inicial e pejorativo como as lixeiras eram chamadas no processo de implantação, o sobrenome do prefeito: Poubelle, ficou permanente na língua francesa como sinônimo ou melhor como o nome próprio da lixeira em francês. 

Curiosidades: 

- Poubelle foi responsável por implantar a obrigatoriedade do tratamento da água potável em Paris, onde os moradores deveriam beber água somente filtrada;

- O termo Poubelle virou sinônimo de lixeira oficialmente em 1890, sendo registrado no Grande Dicionário Universal do Século XIX;


 Veja também:

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Outono no Canadá...

Hi people,
primeira fotinha do "outono" 2013 em Gatineau...

Outono no Canadá... Calma lá, ainda não, oficialmente será outono somente depois do dia 21 de setembro, mas como dizem uns canadenses amigos nosso, esse ano não teve inverno. Heim? Mas como isso? 

Explico! Eles acham que não teve inverno, pois não foi frio, como era antigamente... imaginem! E para piorar, ainda reclamam que também não teve verão, (isso na concepção deles, que adoram estremos... e não morreram queimados ou desidratados pelo verão). 

Ok, esse final de verão está fraquinho mesmo e anda fazendo um friozinho já, mas como já disse em outro post antes, nada que mate ninguém. =)

Mas, como esfriou já o suficiente para as folhas começarem a mudar de cor, e cair do pé, já estamos podemos dizer assim, vivendo o outono. E que venha essa estação linda, que tanto amo, pois é onde podemos usar as botas lindas de outono, e não aqueles trecos de astronautas do inverno daqui, os lindos agasalhos e casacos de outono, e não os uniformes de astronautas do pleno inverno canadense, kkkkkkkkkkkk

Boa semana!

Veja também:

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

E lá se vai o verão...

Salut tout le monde,

J'espère que tout va bien... Pour tout le monde!
O que vêm por aí.... kkkkkkkkkkkkk

Meu povo, cade o tempo para postar... Sumiu, mas não se preocupem pois aproveitamos bastante nosso tempo, recebemos muitas visitas este verão, (que pelo visto já começa a dizer adeus! snif, snif...). Pois é, o outono já está dando alô, e o friozinho com ele também, já começamos a ver algumas árvores com folhas amarelando, poucas, mas começou.

E isso, é o início do famoso cores do outono, (lindo, lindo, dizem que dá para ver do espaço, e foi muito comentado isso por aqui, pois passou na tv, ainda não achei o vídeo, mas vou procurar, se alguém souber, mande o link). Já temos dia, que temos de usar um agasalho, pois não que esteja fazendo frio, mas o vento já está gelado e chega a incomodar, principalmente quando está abaixo de 15 C, e durante a noite já pode chegar a 10 C, ou seja não mata congelado, mas incomoda.

Um amigo nosso, está aqui na cidade, por um ano, veio fazer intercâmbio, e morremos de rir dele. Pelo visto, não fez bem o dever de casa... Explico melhor, o coitado, saiu do invernooooo brasileiro, (tudo bem que esse ano fez frio no Brasil, mas mesmo assim não dá para comparar com o inverno daqui, com exceções aberta as regiões de serra de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é meu povo lá faz frio de verdade, e as casas já estão sendo feitas para aguentar o frio, como aqui, legal né!), mas voltando ao nosso amigo, ele está achando que está frio aqui, imagina frio, em pleno verão! =) 

Pior de tudo, é que ele não se tocou de início, que aqui é verão, e o inverno ainda vai vir, esqueceu de fazer a inversão. Quando inverno no Brasil, é verão no Canadá, e vice-versa. Quando ele se tocou disso, ele disse que gelou a espinha, pois já ouviu falar que é frio aqui, mas não tinha ideia do tão frio que era... Já achou frio aqui, nesses dias que antecedem o outono, coitado! 

Juro, que pensei que era piada, mas não, o cara veio realmente, boiando, não sabe o que é o grande branco, não sabe que o inverno daqui vai em agradáveis - 40C, agora está lá mentalizando o que é isso, e se preparando para quando o inverno chegar. Bem, não queríamos amedrontar o cidadão, mas é bom ele saber pelo menos em que estação do ano ele está, kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...